SUPERFOODS – Complementos ideais para o estilo de vida moderno

SUPERFOODS, ou Super Alimentos, são assim chamados por pertencer a uma categoria SUPERior de alimentos que possuem elevada densidade nutricional – muitos nutrientes, poucas calorias. São o oposto absoluto do açúcar refinado, que é concentrado em calorias e nulo em nutrientes.

Recentemente agrupados nesta categoria, os superfoods são, em sua maioria, alimentos naturais tradicionais de diversas regiões do globo

Por serem concentrados, são de fácil acréscimo na alimentação de qualquer pessoa, adulto ou criança. Basta uma pequena porção do superfood de sua escolha para suprir o corpo com uma generosa dose de nutrientes, e com as propriedades funcionais daquele alimento em particular.

Especialmente ideais para o estilo de vida moderno, superfoods são opções excelentes para preencher as deficiências causadas por uma dieta industrializada de pobre valor nutritivo, razão da tendência mundial para consumir cada vez maior esse tipo de complemento. É fácil e prático para muitos levar consigo alimentos concentrados e nutritivos para complementar um lanche ou um almoço – ou ainda, preparar um shake matinal e sair de casa com o corpo bem nutrido de riquezas funcionais para um dia de alto nível.

Os benefícios dos superfoods na dieta são específicos de cada um, mas o resultado geral de incluir alguns deles de maneira consistente é a otimização do metabolismo, sensação geral de saciedade (o que pode levar a comer menos e ao consequente equilíbrio do peso corporal), ampliação dos níveis de força e energia física, melhor funcionamento da mente e da acuidade da percepção, fortalecimento da imunidade, dos mecanismos de desintoxicação e da capacidade do corpo de preservar-se do envelhecimento e prevenir doenças.

Resumindo: se alimentar o seu automóvel com combustível premium eleva sensivelmente a qualidade do seu desempenho, faz todo o sentido alimentar o seu corpo com o melhor que a Natureza tem a oferecer.

Mas não acredite nisso: experimente e verifique!

Alguns Superfoods e seus benefícios:

 


 

Proteína BioAtiva

Proteína de alto valor biológico, não-desnaturada pelo cozimento, de fácil digestão e assimilação, é um dos alimentos mais benéficos que podem ser oferecidos ao corpo.

Além de fortalecer músculos, pele, cabelos e membranas, a proteína auxilia o corpo na síntese de Glutationa, o mais eficiente antioxidante já pesquisado. A Proteína fortalece os processos digestivos, auxilia na regeneração dos tecidos e fortalece a imunidade como poucos ingredientes conhecidos. Também ajuda a ficar satisfeito com menor quantidade de alimento, que auxilia quem quer comer menos – seja para perder peso, seja para estender sua longevidade.

É muito prático ter uma fonte de proteína concentrada bioativa consigo para acrescentar em sua dieta diária. Pode ser de origem animal (whey) ou vegetal (arroz, ervilha ou hemp), mas para experimentar todos esses benefícios, a proteína precisa ser extraída a frio, livre de contaminantes e ausente de resíduos químicos ou aditivos artificiais.

Experimente uma dose diária de proteína por 30 dias e perceba as muitas diferenças na qualidade de sua saúde.

Mais informações:

Pura Proteína

Veg Proteína

 


 

Manteiga e Óleo de Coco

Ao contrário do que foi ensinado nas últimas décadas, gordura saturada não é algo a se evitar. Pelo contrário: é possivelmente o tipo de combustível de queima mais limpa para o organismo – não causa picos de açúcar no sangue, fornece energia duradoura e estável por horas e, importante – ajudam a reduzir excesso de peso. A lógica de que comer gordura engorda é semelhante à lógica de que tomar suco verde deixa a pele verde.

As melhores e mais saudáveis fontes concentradas de calorias são estas duas fontes de gordura saturada natural: a manteiga – literalmente a “nata“ do leite – e o seu primo vegetal, o óleo de coco. Ou ainda a manteiga do cacau, de composição semelhante, com benefícios adicionais. Outras boas fontes são alimentos ricos em gordura animal (quando de boa procedência) como a gema do ovo da galinha criada solta, ou alguns tipos de castanha, como a macadâmia.

Nutrientes e princípios ativos envoltos em gordura saturada são assimilados de forma mais eficiente pelos tecidos do corpo, atingindo com muito mais eficiência o sistema nervoso e cerebral – ambos constituídos essencialmente de gordura, assim como o fígado.

Por estes e vários outros motivos, fontes concentradas de gorduras predominantemente saturadas são consideradas pelos pesquisadores de ponta como uma das melhores opções de fonte de calorias para uma dieta saudável e equilibrada. O óleo de coco e a manteiga são opções excelentes e versáteis.

 


 

Spirulina

Considerada pela WHO (Organização Mundial de Saúde) como o mais rico e concentrado alimento vegetal jamais pesquisado, possui a mais alta concentração de nutrientes por caloria. A Spirulina, uma microalga unicelular em formato de espiral, é considerada um dos alimentos mais perfeitos da Natureza em sua capacidade de realizar uma gama muito ampla de funções, e por isso foi escolhida pela NASA como alimento essencial na dieta dos astronautas.

Extraordinariamente rica em ferro, cálcio, betacaroteno, diversos minerais, a totalidade do complexo B, óleos anti-inflamatórios e diversos antioxidantes, é um alimento ideal para enriquecer a dieta de quem precisa de mais verde dentro de si, substituindo muito bem o próprio suco verde em momentos de viagem ou mesmo em dias corridos. Ideal para mulheres na época da menstruação, para recuperação de anemia e para quem quer se recuperar de desgastes por stress intenso.

Mais informações:

https://www.puravida.com.br/superfood/spirulina/

 

Clorella

Ainda que seja um dos mais ricos alimentos da Terra, a propriedade que mais destaca o valor desta microalga é sua capacidade de proteger o organismo contra a poluição ambiental do mundo industrializado, além de auxiliar o mesmo na árdua tarefa de desintoxicar-se desta poluição, onipresente nas metrópoles da atualidade. É um antídoto contra a poluição do mundo moderno!

Mais informações:

https://www.puravida.com.br/superfood/clorella/

 


 

Sementes de Chia

Chia é uma semente que está entre os melhores alimentos da Terra. Sua concentração extraordinária de nutrientes é diversa: ômega 3, fósforo, cálcio, fibras, manganês, proteína.

Quando misturada à líquidos nutritivos, a Chia cria um gel hidratante que mantém os intestinos lubrificados, limpos e felizes. Uma adição diária desta maravilha é benéfica e importante para a alimentação de todos, crianças ou adultos.

 


 

Goji Berry

Embora apenas recentemente tenha se tornado conhecida no ocidente, a Goji é desde milênios utilizada como um dos destaques da culinária medicinal chinesa, cuja tradição atribui à fruta capacidades que contribuem para o fortalecimento do sistema imune e para a longevidade.

Também de acordo com a Tradicional Medicina Chinesa, a Goji Berry teria efeito naturalmente anti-inflamatório, antibacteriano e antifúngico , sendo considerada um tônico para os rins e para o fígado. Com certeza isso explica porque faz parte da alimentação diária de monges e sábios taoístas há muito, muito tempo.

 


 

Maca Andina

Nativa das cordilheiras, a raiz de Maca (Lepidium meyenii) é o principal superfood dos Andes. É um alimento tônico poderoso, capaz de fortalecer as glândulas e nutrir o corpo, incentivando a produção de hormônios. É reconhecida mundialmente por aumentar a resistência e melhorar o desempenho generalizado do organismo. Ideal para praticantes de atividade física, para senhoras em fase de transição hormonal ou para quem quer um estímulo afrodisíaco natural que realmente funcione.

 


 

Cacau Cru

Theobroma Cacao – “O alimento dos deuses”. Sagrado para os povos Astecas, o Cacau está entre os mais nobres alimentos do planeta Terra.

Com mais de 164 nutrientes e princípios ativos, o Cacau é uma das substâncias mais complexas da natureza. Quando puro e de alta qualidade, é um rico antioxidante, que estimula e protege o sistema nervoso e o cérebro, contém um inibidor natural de apetite e ainda substâncias que trazem grande bem estar.

Muitos benefícios do Cacau somente são sentidos pelo corpo quando este é consumido cru (jamais tostado), que preserva os delicados princípios ativos que são sensíveis ao calor e não sobrevivem ao método industrial de processamento do chocolate.

Mais informações:

https://www.puravida.com.br/superfood/cacau-em-po/

6 replies on “SUPERFOODS – Complementos ideais para o estilo de vida moderno

  • Beatriz Kolbe Gonzalez

    eu achei tudo muito interessante, só que os produtos são caros e nem todos podem adquiri-los, infelizmente
    pra mim mesmo é caro, gostaria muito, porém fica caro

    Responder
  • tania maria moraes

    Amei o curso realmente os produtos são de um valor alto mas se comparar com os benefícios, atingimos um meio termo, só gostaria de saber como fazer outras receitas por exemplo salgadas.

    Responder
  • Claudia V. Birolini

    Flávio, acompanho você a algum tempo admiro muito seu trabalho, consumo produtos pura vida, tenho uma imensa curiosidade em saber um dia de rotina de sua alimentação. Seria uma ideia bem bacana para post.

    Responder
  • Nanci

    Estou encantada com as informações, são motivadoras . Tenho buscado uma alimentação saudável há tempos, com o Flávio Passos, tenho melhorado. Gratidão por sua ajuda.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *