Sumo de Gramínea: o melhor que os cereais tem à oferecer

Por Flávio Passos com a colaboração de Pedro Ivo

 

Os cereais (aveia, centeio, cevada, centeio, trigo, etc.) se tornaram a classe vegetal mais cultivada e consumida mundialmente, mas ainda são pouco compreendidos pela maioria, que desconhecem suas propriedades medicinais.

Nem cozido, nem assado – as propriedades nutritivas de grãos como aveia, cevada e trigo se multiplicam quando o grão é germinado e brota na forma de capim. Durante a germinação, a semente passa por uma intensa transformação, em que substâncias indesejáveis são neutralizadas, e após brotar, novos nutrientes são formados e a concentração de minerais, vitaminas, enzimas e clorofila está no ápice.

De acordo com pesquisas (citadas abaixo) e a experiência de milhares de pessoas, os benefícios que estas gramíneas recém brotadas oferecem à saúde é surpreendente.

Embora popularizados apenas a partir da década de setenta (desde que Ann Wigmore criou o Hippocrates institute e propagou o uso da wheatgrass), as propriedades nutricionais e medicinais das gramíneas tenras foram notadas por médicos e profissionais de saúde algumas décadas antes e já eram reconhecidas e louvadas pelos gregos e romanos, no Oriente Médio e na Ásia.

 


 

Capim de Aveia

As diversas gramíneas têm propriedades similares e todos eles destacam-se pela alta concentração de clorofila, que tem o efeito de fortalecer e purificar o sangue e o fígado.

O capim de aveia contém cerca de 30% de proteína, cerca de 900 enzimas ativas, betacarotenos, vitaminas K e C, ácido fólico, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B e a vitalidade vibrante da clorofila concentrada, que é rica em magnésio. Extremamente rico também em anti-oxidantes, incluindo polifenois e beta-glucanas, que estimulam o sistema imune.

Sua ingestão nutre e fortalece o sistema nervoso e é especialmente indicado para amenizar e melhorar distúrbios relacionados ao estresse, como ansiedade, palpitação, depressão, tremores nervosos e dores de cabeça. Contribui para um bom funcionamento da tireoide e também é um ótimo auxiliar para a saúde feminina, em casos de deficiência de estrogênio, ajudando na fase da menopausa.

Importante fonte de magnésio, o qual é necessário para o bom funcionamento de inúmeros processos corporais, inclusive o cardiovascular e muscular, ajudando no relaxamento e contribuindo também para um sono mais profundo e reparador.

O capim pode ser utilizado fresco ou em pó – mas para isso é preciso ser cuidadosamente processado para que não perca suas valiosas propriedades.

 


 

Capim de Cevada

Além de extremamente nutritivo e rico em compostos benéficos, o capim de cevada possui um tipo de carboidrato complexo, de baixo índice glicêmico que é metabolizado de maneira lenta e equilibrada, e diferentemente dos carboidratos em geral, contribui para regular a glicose sanguínea.

Suas propriedades nutricionais são notáveis: contém 11x mais cálcio que o leite de vaca, 5x mais ferro que o espinafre e 7x mais vitamina C que a laranja. É particularmente rico em beta-carotenos, clorofila, vitaminas do complexo B, ácido pantotênico , ácido fólico e diversas enzimas.

Efeitos comprovados sobre a saúde

Estes capins têm sido utilizados com sucesso como auxiliares em diversos tratamentos e terapias, e frequentemente com resultados surpreendentes. Infelizmente ainda são pouco estudados dentro da medicina oficial, porém algumas pesquisas já foram realizadas (estão listadas ao fim do artigo) e estas são algumas das conclusões:

  • Foram observadas melhoras em quadros de fibromialgia com a inclusão de sumo de capim de cevada na dieta.
  • Melhoras em casos de artrite e melhora em pacientes diabéticos.
  • Os sucos de grama de trigo, cevada e aveia foram e são muito utilizados em casos de câncer e existem inúmeros relatos de melhoras substanciais, incluindo a cura completa. Cientificamente o que se sabe é que a clorofila tem efeito anti-mutagênico e que inibe e inativa compostos carcinogênicos, além do mais o alto teor de antioxidantes, em especial a enzima superóxido dismutase no capim de cevada protege contra a radiação e os radicais livres.
  • Grande melhora em problemas intestinais, como colite ulcerativa

Os benefícios dos capins de cevada e aveia são muitos e abrangem o organismo todo: ocorrem melhoras na condição da pele e cabelo, purificam e fortalecem o sangue e o fígado, combatem inflamações, radicais livres, ativam e estimulam o sistema imune, contribuem para a prevenção e melhora de inúmeros problemas de saúde.

 


 

E como posso usufruir disto em minha vida?”

Existem duas maneiras. A primeira é comprar os grãos (orgânicos, sempre), deixá-los de molho por 24 horas, lavar, plantar em solo fértil, cobrir, aguardar 3 dias, descobrir e colher com sete dias. Na sequência, extrair em juicer de folhas, de prensagem à frio.

A segunda é clicar e conhecer o Green Force, um produto que é nada menos do que 100% sumo de capim de aveia e cevada, extraído à frio e desidratado em temperatura ambiente por tecnologia especial que preserva 98% de seus nutrientes. Basta misturar com água de coco, água pura ou seu suco de preferência e está pronto. Voilà!

Referências de Estudos:

  • Yu YM, Wu CH, Tseng CE, Tsai CE, Chang WC. Antioxidative and hypolipidemic effects of barley leaf essence in a rabbit model of atherosclerosis. Jpn J Pharmacol . 2002;89:142-148.
  • http://www.naturaltechniques.com/barley_green_grass.htm
  • Margen S. The Wellness Encyclopedia of Food and Nutrition . New York, NY: Rebas; 1992.
  • Balch JF, Balch PA. Prescription for Nutritional Healing . 2nd ed. Garden City Park, NY: Avery Publishing Group; 1997.
  • Ohkawa M, et al. Three new anti-oxidative saponarin analogs from young green barley leaves. Chem Pharm Biol . 1998;46:1887-1890.
  • Yu YM, Chang WC, Liu CS, Tsai CM. Effect of young barley leaf extract and adlay on plasma lipids and LDL oxidation in hyperlipidemic smokers. Biol Pharm Bull . 2004;27:802-805.
  • Ohtake H, Nonaka S, Sawada Y, Hagiwara Y, Hagiwara H, Kubota K. Studies on the constituents of green juice from young barley leaves. Effect on dietarily induced hypercholesterolemia in rats [in Japanese]. Yakugaku Zasshi . 1985;105:1052-1057.
  • Yu YM, Chang WC, Chang CT, Hsieh CL, Tsai CE. Effects of young barley leaf extract and antioxidative vitamins on LDL oxidation and free radical scavenging activities in type 2 diabetes. Diabetes Metab . 2002;28:1262.
  • Cremer L, Herold A, Avram D, Szegli G. A purified green barley extract with modulatory properties upon TNF alpha and ROS released by human specialized cells isolated from RA patients. Roum Arch Microbiol Immunol . 1998;57:231-242.
  • Chernomorsky S, Segelman A, Poretz RD. Effect of dietary chlorophyll derivatives on mutagenesis and tumor cell growth. Teratog Carcinog Mutagen . 1999;19:313-322.
  • Donaldson MS. Metabolic vitamin B12 status on a mostly raw vegan diet with follow-up using tablets, nutritional yeast, or probiotic supplements. Ann Nutr Metab . 2000;44:229-334.
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11989836

One reply on “Sumo de Gramínea: o melhor que os cereais tem à oferecer

  • Jonathan Silva de Andrade

    Boa tarde Flavio Passos!
    Minha avó que tem 82 anos está com câncer de pulmão localizado num estado agressivo. Elá só sente febres de vez em quando e não sabe que tem essa doença. Possivelmente minha avó irá fazer radioterapia. Sei que a radio afeta muito o sistema imunológico. Seria ideal ela tomar esse suco de grama, trigo e cevada da Pura Vida para amenizar o sofrimento ou até mesmo manter o sistema imuno ativo? O que você indica nessa situação??
    Muito obrigado!!!

    Responder

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *