Flávio Passos

Acredito que cada pessoa tem seu talento único, sua contribuição específica para tornar este mundo um lugar melhor para todos.

Acredito que um requisito para a Felicidade verdadeira é ser capaz de localizar dentro de si este talento, lapidar este talento e oferecer este talento.

O meu é aprender, experimentar e compartilhar meu aprendizado, da forma mais simples e clara possível. Mais especificamente, aprender sobre Saúde, este que é outro requisito para a Felicidade. Aprender sobre como cultivá-la e sobre como inspirar ao indivíduo que faça para si este investimento – comer bem, praticar atividade física, dormir bem, ter uma vida produtiva com relacionamentos saudáveis, ser Feliz.

Hoje eu tenho como certeza de que a Saúde é o mais precioso bem material para qualquer pessoa. Com Saúde, você pode qualquer coisa. Sem Saúde, você se torna prisioneiro em um corpo que reclama através de dor e desconforto, sem liberdade sequer para desfrutar de prazeres que o dinheiro pode comprar. Não acredito que é possível ser feliz de verdade sem Saúde. E não consigo ver uma pessoa triste e doente sendo capaz de contribuir para um mundo mais saudável e feliz.

Assim sendo, tenho para mim que cultivar a própria Saúde é uma tarefa nobre e fundamental, e que afeta absolutamente tudo o que está ao seu redor. Faço o que posso diariamente para dar ao meu corpo as melhores condições para que este possa manifestar seu equilíbrio.

Hoje, aos 35 anos, eu sei disto, mas nem sempre foi assim. Passei minha infância e adolescência muito doente. Sofri com síndrome do intestino irritável, baixa imunidade, um princípio de cirrose hepática, asma crônica, obesidade, síndrome de déficit de atenção e enxaquecas frequentes. A vida definitivamente não era alegre, mesmo buscando tratamento para meus desconfortos com diversos médicos e especialistas.

Até que li uma frase que mudou tudo:

“FAÇA DO SEU ALIMENTO O SEU REMÉDIO.
FAÇA DO ATO DE COMER UM AUXILIAR DA SAÚDE.”

Hipócrates

Até então, comida era apenas entretenimento. Conforto. Prazer. Mas eu nunca tinha percebido que a qualidade daquilo que como afeta diretamente a minha qualidade de vida, e até o funcionamento de minha mente.

Assim, a partir deste insight, iniciei minha busca. Primeiro, na nutrição ocidental moderna – esta que quantifica calorias, gramas de proteína, carboidrato e gordura, e sugere valores universais de consumo.
Referências importantes, mas logo percebi que incompletas – pois percebia a profundidade das palavras “o alimento de um homem pode ser o veneno para outro”, e entendi que nenhum tipo de dieta é bom para todo mundo. Que, embora muitos parâmetros sejam universais, cada pessoa tem sua forma individual de se nutrir.

Assim, busquei estudar diversas perspectivas sobre nutrição – Ayurveda, Nutrição Funcional, Macrobiótica Chinesa, Vegetarianismo, Alimentação Crua, Dieta Low Carb – e fui coletando conhecimento, testando e aprendendo a separar o que é mito do que é real.
E fui descobrindo um caminho para me nutrir com qualidade.

Mudar a qualidade de minha alimentação transformou a minha vida pessoalmente. De dentro para fora. Fui gradativamente percebendo os sintomas desagradáveis desaparecerem, minha mente se tornar cada vez mais clara e precisa e meu aspecto físico se tornar cada vez mais harmonioso.

Fui realmente tocado pelo poder dos alimentos, e desenvolvi um grande amor pela arte de transformar
ingredientes saudáveis em comida saborosa e bela.

E, veja você: as doenças que tanto me castigaram nos meus primeiros anos neste mundo foram, na verdade,
bênçãos que me ensinaram o valor da Saúde. Mais que isto: me permitiram desenvolver meus talentos e hoje ter algo a oferecer para o outro, um conhecimento que funciona e que gera impacto positivo na vida de milhares de pessoas.

Este website é um portal para as diferentes contribuições que ofereço para o mundo.

Família Puravida

Em 2004 fundei a PURAVIDA, empresa que me possibilita desenvolver profissionalmente meu propósito.
Através dela ofereço uma seleção de alimentos especiais, trazidos dos melhores produtores do mundo, os quais escolho criteriosamente a partir dos mais elevados critérios de pureza e riqueza nutricional. São SUPERFOODS, alimentos especiais e complementos nutricionais, instrumentos práticos e consistentes para preencher as necessidades nutricionais do corpo.

Também através da Puravida ofereço desde 2004 cursos e palestras para grupos e empresas, como esta palestra que você pode conferir aqui.

Em 2011, iniciei um trabalho de Retiros.

Em 2015 iniciei as gravações do programa de TV “COMER BEM, QUE MAL TEM?” no Canal Sony – um programa que pretende ensinar que comer bem é mais fácil e gostoso do que muitos imaginam. Receitas fáceis, rápidas e saudáveis de verdade.
Já estamos filmando a segunda temporada!

Em 2016, criei um completo e avançado curso sobre Saúde, Nutrição e Gastronomia, o COMA FORA DA CAIXA, que tem o objetivo de transmitir as principais dicas e conceitos de como cultivar a própria Saúde que coletei ao longo de meus 20 anos de estudo. A primeira turma foi um sucesso e abriremos novas vagas no ano que vem. Você pode se inscrever na lista de espera clicando aqui.

Mas de todos os projetos que pude participar, sem dúvida o que mais me encanta é a Sol, minha linda filha que me inspira o amor verdadeiro. Para você dedico todo o meu trabalho, querida princesa. I love you.