FLÁVIO PASSOS

FLÁVIO PASSOS é um pesquisador de saúde, nutrição e gastronomia, empresário e comunicador.

Flávio é fundador e diretor da Puravida, empresa de alimentos saudáveis, e da plataforma de ensino online Puravida Academy.

Mentor de mais de 600 eventos presenciais – entre palestras, retiros e cursos –, Flávio é também criador dos treinamentos online “Coma Fora da Caixa” e “Alimentação Essencial”, que focam na transformação da saúde por meio da alimentação e buscam alcançar um público que até então não tinha acesso a seus conteúdos, por meio da educação à distância.

Foi apresentador do programa “Comer Bem, Que Mal Tem?”, no Canal Sony.

Nascido e criado na capital mineira, Belo Horizonte, Flávio desenvolveu interesse pela gastronomia ainda na infância, atraído pelos “sabores, aspectos e texturas” dos alimentos, como relatou em entrevista à revista Vice, em 2017.

“Gostava de acompanhar as cozinheiras e pedia para visitar a cozinha dos restaurantes”, afirmou. “Minha avó me levava à missa toda semana, mas o que eu gostava mesmo era de observar o trabalho do pipoqueiro, de como ele fazia para criar uma pipoca mais saborosa do que aquela eu costumava comer em casa.”

Apesar disso, até meados da adolescência, Flávio não entendia a comida como uma aliada para a saúde. Suas refeições eram basicamente compostas por alimentos industrializados, congelados, refrigerantes e doces.

Os maus hábitos trouxeram consequências. Antes dos 15 anos, já estava 16 quilos acima do peso, com pré-diabetes, síndrome do intestino irritável e princípio de cirrose hepática. Afirma que, na época, não tinha energia sequer para se exercitar.

“Não era comum o pensamento de associar a qualidade do que se come com a qualidade da saúde. E, mesmo doente, continuei me alimentando muito mal. Só piorava. Até que um dia li uma frase de Hipócrates, o grego considerado o pai da medicina ocidental, que mudou a minha vida:

“FAÇA DO SEU ALIMENTO O SEU REMÉDIO.

FAÇA DO ATO DE COMER UM AUXILIAR DA SAÚDE.”

Hipócrates.

Grego visionário que há 2.500 anos criava as bases
daquilo que hoje chamamos de medicina natural preventiva.

A partir do ensinamento de Hipócrates, Flávio percebeu que a indisposição, os problemas de saúde e a falta de alegria no dia a dia eram consequência não de sua genética, mas dos muitos maus hábitos que mantinha.

Passou a ter profundo interesse em estudar minuciosamente o mundo dos alimentos, da atividade física, do repouso e de todos os aspectos que compõem os fundamentos dos cuidados pessoais.

Foi em busca das mais diversas doutrinas do ramo da nutrição moderna e antiga, analisou pesquisas de grandes especialistas, estudou profundamente a Medicina Natural Preventiva e passou a aplicar esse aprendizado para construir a vida que queria.

No início dos anos 2000, viajou à Califórnia para se aprofundar ainda mais em gastronomia saudável. Estudou na escola de alimentação orgânica Living Light Culinary Institute e, posteriormente, buscou conhecimento com os maiores especialistas em medicina, alimentação natural e qualidade de vida do mundo.

A partir daí, começou a ganhar reconhecimento pela transformação que conquistou na própria vida. Usou sua experiência como comunicador, fruto do conhecimento adquirido na faculdade de Marketing e Publicidade (PUC-MG), para divulgar o seu trabalho.

PURAVIDA

Não demorou para, em 2012, com 30 anos de idade, Flávio fundar sua primeira empresa, a Puravida, hoje considerada uma das principais referências em alimentação saudável no Brasil.

Em sua página, a empresa é descrita tendo como objetivo principal compartilhar conhecimento sobre saúde e qualidade de vida com foco primário na alimentação e nas escolhas saudáveis.

Mas, apesar de inicialmente ter focado a empresa na oferta de cursos presenciais ministrados por ele próprio, Flávio logo migrou a Puravida para o setor de comercialização de alimentos.

Percebeu um problema muito comum entre a maioria dos participantes de suas palestras: a dificuldade que tinham para encontrar os alimentos que Flávio tanto exaltava como ideais para a construção de uma saúde melhor.

Certos alimentos até existiam no Brasil, mas eram escassos, e, por isso, acabavam sendo vendidos por valores insustentáveis para quem tinha interesse em adquiri-los. Assim, Flávio foi atrás de produtores alinhados a seus valores de saúde para disponibilizar alimentos e complementos que facilitassem a prática de uma nutrição rica e pura dentro do estilo de vida moderno.

Entre os produtos oferecidos pela Puravida se destacam os supernutrientes, as barras de nutrição, as proteínas, os temperos, os snacks e os cremes.

PROGRAMA “COMER BEM, QUE MAL TEM?”

Com a popularização da Puravida, Flávio se tornou conhecido no mundo da alimentação saudável, e acabou sendo convidado pelo canal Sony para apresentar um programa inteiramente focado no assunto. Em novembro de 2015, Flávio estreou o programa “Comer Bem, Que Mal Tem?”, com foco em receitas de baixo teor de carboidratos, com gorduras naturais saudáveis, ricas em nutrientes e sem substâncias nocivas à saúde.

O programa, cuja finalidade era mostrar ao telespectador que a alimentação é a principal fonte de energia para o corpo e que afeta vários aspectos do organismo, ficou no ar por duas temporadas e foi um verdadeiro sucesso.

 

PURAVIDA ACADEMY

Com o reconhecimento, Flávio passou a ser solicitado para ministrar cada vez mais palestras e cursos. De repente, a demanda superou sua disponibilidade para supri-la. O presencial ficou difícil. Era a hora de partir para a expansão possível pelas ferramentas digitais.

Foi nesse contexto que Flávio fundou a Puravida Academy, uma plataforma online criada para abrigar seus cursos e de outros especialistas para pessoas que buscam conteúdo sobre alimentação saudável, saúde e qualidade de vida.

Entre os membros da Puravida Academy estão a nutricionista Patricia Davidson, a médica Nina Sobral e o consultor de alimentação funcional Marcelo Facini.

COMA FORA DA CAIXA

Com o objetivo de ensinar ao maior número de pessoas possível aquilo que batizou de “alimentação extraordinária” – uma alimentação baseada na Medicina Natural Preventiva –, Flávio criou o curso “Coma Fora da Caixa”, lançado em 2016.

O curso apresenta o plano completo que Flávio criou para que qualquer pessoa transforme a saúde por meio da alimentação saudável e de pequenas mudanças comportamentais.

O Coma Fora da Caixa é dividido em dez módulos:
Alimentação Extraordinária, Desvendando os Alimentos, Alimento vs. Produto Alimentício, Ritmos e Horários do Corpo, Você é Único, Onivorismo x Vegetarianismo, Health Tech, Cozinha Extraordinária, Gestação e Infância, e Longevidade e Imunidade.

“Depois de ministrar centenas de cursos presenciais e palestras, eu percebi que eu precisava encontrar uma maneira que me permitisse transmitir conhecimento com mais eficiência e rapidez”, explica Flávio.

“Comida sustentável protege a natureza e desenvolve seus recursos. Comida industrial, de monoculturas ou megapecuária, destrói a vida e os recursos deste planeta.

Você dá o seu voto pelo mundo e por sua experiência de vida com cada escolha que você faz – consciente ou inconscientemente. Por isso, procuro compartilhar informações que facilitem escolhas conscientes. Sem radicalismos, mas com firmeza e propósito.”

 

INFLUENCIADOR DIGITAL

Com a popularização da Puravida, da Puravida Academy e de seu programa na televisão, Flávio se tornou um significativo influenciador digital no mundo da nutrição.

Diversos sites já o apontaram como um dos profissionais de maior relevância do mercado e como uma pessoa a ser seguida por qualquer um que busque uma vida mais saudável.

Juntas, suas páginas no Facebook e Instagram somam mais de meio milhão de seguidores.

QUERO TE CONVIDAR A SE ABRIR PARA CONHECER

AQUILO QUE TIVE A OPORTUNIDADE DE APRENDER.

Um conhecimento simples e poderoso que revolucionou minha qualidade de vida, assim como a de milhares de pessoas com as quais mantenho contato através de minhas redes, eventos, retiros, programas online, palestras…

Afinal, este é o meu talento: aprender e ensinar. Assimilar conhecimento, experimentar com ele, separar o mito do real e apresentar o saber de forma clara, simples e didática. Descomplicar.

Cultivar a própria Saúde é uma tarefa nobre. E fica mais fácil quando você sabe o porquê e o como fazer isso com o máximo de resultados com o mínimo de esforços.

Quem cultiva a própria Saúde a cada escolha diária se fortalece e não sucumbe a doenças evitáveis. Quem cultiva a própria Saúde desenvolve excelência fisiológica e não apenas se torna mais produtivo em todas as áreas da vida, mas desfruta melhor de todos os seus aspectos.

QUEM CULTIVA A PRÓPRIA SAÚDE É MAIS FELIZ.

Naturalmente, a base de toda transformação é o conhecimento. A partir do momento que você compreende algo, sua aplicação se torna algo natural.

Se inscreva em nossa lista de e-mails para que eu possa compartilhar com você algumas pérolas que pude reunir ao longo de meus anos de pesquisa… para te inspirar a experimentar com o conhecimento e, aos poucos, melhorar sua qualidade de vida. Acordar a cada dia um pouco melhor do que no dia anterior.

 

TE CONVIDO A CAMINHAR JUNTO CONOSCO.

SEJA BEM VINDO!