Os Benefícios da Stévia

Vamos agora examinar mais de perto um substituto do açúcar conhecido como extrato de folha de stévia. A stévia é uma planta tropical nativa da América do Sul. Seu extrato tem até 300 vezes mais poder adoçante do que o açúcar. Embora algumas pessoas reclamem do gosto residual que fica na boca ou seu sabor residual de alcaçuz, ela é um adoçante alternativo natural e popular.

Esta planta tem sido amplamente usada pelos povos guarani há mais de 1500 anos. As folhas têm sido tradicionalmente usadas há séculos no Paraguai e no Brasil para adoçar chás, remédios e também como ‘iguaria doce’. Hoje, é amplamente utilizada no mundo todo. De fato, a stévia responde por 40% do mercado de adoçantes japonês e também é cultivada e usada na China, Coreia, Taiwan, Paraguai e Israel.

 

 

A stévia ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue

Como adoçante, possui baixo índice glicêmico e tem benefícios adicionais que potencialmente ajudam a controlar a obesidade, melhoram a tolerância à glicose e reduzem a pressão arterial. Seja na forma seca ou concentrada, a stévia tem a incrível capacidade de ajudar o corpo a regular os níveis de açúcar no sangue. Diversos pesquisadores relataram que, em suas formas naturais, a stévia parece corrigir a hiper e a hipoglicemia. Outros cientistas relataram que a stévia parece diminuir a pressão alta, mas parece não afetar a pressão sanguínea normal.

Os benefícios anticâncer da stévia

Um estudo publicado pela Nutrition and Cancer relacionou o consumo de stévia à redução do câncer de mama por ajudar a contribuir com a morte das células cancerosas e a diminuição do crescimento do câncer. Outro estudo publicado mostra que a adição de stévia a algumas outras misturas contendo folhas de amora para o tratamento do câncer de cólon fez com que os níveis antioxidantes se elevassem ainda mais.

 

 

Os benefícios para a perda de peso da stévia

Uma vez que a stévia é cerca de 200 a 300 vezes mais doce do que o açúcar, isso significa que é preciso muito menos deste adoçante em comparação com o açúcar e, portanto, muito menos calorias por porção. De fato, a stévia é considerada um adoçante com zero caloria e com base em plantas. Substituir o açúcar pela stévia pode diminuir não apenas sua ingestão de açúcar, mas também sua ingestão calórica.

 

 

A stévia é segura?

Em adição aos estudos que mostram seus benefícios com relação à obesidade, tolerância à glicose e hipertensão, há diversos outros estudos que provam sua segurança. Por exemplo, um estudo de 1991 na Tailândia verificou que mesmo em doses mil vezes a dosagem normal para humanos, os hamsters não demonstraram nenhuma diferença na taxa de crescimento ou no desempenho sexual ao utilizarem stévia – mesmo por três gerações.

Em 2004, pesquisadores da KU Leuven (Bélgica) organizaram um simpósio internacional sobre “A Segurança do Steviosídeo”. Cientistas do mundo todo participaram e concluíram que:

  • O steviosídeo não é carcinogênico. Estudos no Japão mostraram que o steviosídeo reduz o câncer de mama em ratos e câncer de pele em modelos animais.
  • O steviosídeo não é absorvido pela flora intestinal humana. As bactérias do cólon quebram o steviosídeo em steviol. Parte deste steviol é absorvida através do intestino, mas é rapidamente metabolizada em glicuronídeo e excretada pela urina. Nenhum steviol livre é detectado no sangue.

 

 

O uso de adoçantes

Esta é uma ótima notícia! Mas para ser honesto, mesmo o extrato de stévia líquida, como outros substitutos do açúcar, não vem “de graça”. Em geral, os estudos mostram que os substitutos do açúcar livres de calorias tendem a desequilibrar o mecanismo de contagem de calorias natural do corpo, levando à indulgência exagerada para com outros alimentos. Se você tem desejo por doces, a melhor solução de todas é desfrutar de algumas frutas vermelhas, as quais tem um baixo índice glicêmico e elevado teor de antioxidantes naturais. Mas, acima de tudo, evitar totalmente qualquer coisa além do uso mínimo dos adoçantes altamente refinados como o açúcar de mesa e o xarope de milho com alto teor de frutose. Certamente, evite o uso de todos as misturas artificiais como o aspartame e a sucralose. Então, quantas calorias há na stévia? Zero! Assim sendo, sempre que você for adoçar e quiser evitar os adoçantes artificiais ou açúcares reais, a stévia é a melhor das alternativas.

Fontes:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3103919/

http://www.ianrpubs.unl.edu/pages/publicationD.jsp?publicationId=609

Stevia & Obesity

Effect of Stevia rebaudiana on glucose tolerance in normal adult humans

Stevia & Blood Pressure

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23061910

http://europepmc.org/abstract/med/24423548

5 replies on “Os Benefícios da Stévia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.