70 replies on “Jejuns Curtos: Uma das mais fabulosas práticas de saúde

  • Taciana Peixoto

    Comecei o Jejum por causa do meu problema de estômago (cólon redundante) e tem me ajudado bastante, pois a sensação de inchaço diminuiu, agora continuo com problema sério (que ja tinha) de evacuar. Gostaria de saber qual alimento posso esta ingerindo que me auxiliasse nesse problema.

  • Mayara M. Guth

    Flavio,

    gostaria de saber qual a quantidade de água indicada para se beber ao dia.
    Precisa ser de acordo com o peso corporal?
    Assisti uma palestra sua de 2 horas e você não tocou na água, incrível!

    Mayara M. Guth

  • Juliete

    Super parabéns pelo artigo incrível e pelas ótimas referêrencias, era tudo que eu precisava.
    Me sinto livre ao saber que não tem problema a sensação de fome, que não faz mal a saúde.
    Muitíssimo obrigada.

  • Miriam Machado

    Oi Flávio,
    Já estive me interando dessa nova maneira de me alimentar. Tem muito a ver com a Paleo. Lá eles nos ensinam a fazer um brodo de ossos para ser tomado durante o jejum intermitente. É basicamente composto de ossos e alguns legumes e hortaliças que são totalmente coados no final de um cozimento longo e lento. O que você acha? quebraria o jejum?

  • Carolina Vasconcellos

    Olá Flávio! Estou aprendendo muito com os seus artigos, principalmente pq estou tentando melhorar a minha alimentação. Tenho vontade de testar o jejum intermitente. Atualmente estou fazendo uma dieta baixa em carboidratos. Diminui consideravelmente o consumo de carbo para em breve iniciar o jejum. Segundo li antes de realizar o jejum o ideal é pelo menos 3 meses de dieta baixa em carbo para habituar o corpo. Isso realmente é necessário?

  • Kennie Vanessa

    Muito bom o artigo! já fiz jejum mas por questões espirituais, religião confesso que jamais imaginei que fizesse bem à saúde! Gostei dos vídeos e dos artigos que você fez, parabéns pelo belo trabalho e principalmente por compartilhar com as pessoas! No início do ano li o livro “Eu consigo emagrecer” não sou e nunca fui obesa, mas como o livro trata de alimentação saudável li o livro que foi escrito por um médico americano e ele recomenda que não se coma carne, glúten e laticínios que a alimentação seja voltada para verduras, legumes e frutas. Desde então consegui tirar o leite e o iogurte que eu tanto gostava mas ainda não consegui abolir completamente a carne o que eu achei que seria mais fácil, você aprova essa dieta? Sempre bom adquirir novos conhecimentos e aprimorar o que já se sabe. Vou começar a fazer o ritual matinal no inicio da semana e o jejum.

    Só uma pergunta… tomo remédio para controlar a pressão arterial mesmo assim recomenda o sal na água com limão?
    Mais uma vez obrigado por compartilhar conosco seus conhecimentos!

  • Waleska Masutti

    Flávio, sinceramente não me faz o menor sentido essa história de jejum. Nossos ancestrais faziam porque eram OBRIGADOS – não havia alimento disponível todo o tempo. Mas SEMPRE que eles tinham alimento, eles comiam! Me parece que estamos tentando ignorar a evolução. Se temos alimento disponível para nos alimentar 3 vezes ao dia ou 6, porque não? Obviamente, nosso corpo irá se adaptar a esse cenário e criar novos mecanismos para queimar gordura, regenerar células e tudo mais… Isso se chama evolução! Essa história de jejum me soa como que se tivéssemos que voltar ao tempo das cavernas para sermos saudáveis! Qual a lógica disso? E porque teríamos passado saído das cavernas e parado de caçar alimentos, se essa fosse a única maneira de sermos saudáveis? Evoluimos sem alimento porque esse era o cenário disponível! Agora vivemos em outra era – iremos evoluir também diante desse novo cenário! Por favor, me responda! Não estou tentando “negar” os benefícios do jejum (por favor não é esse meu objetivo) – creio que ele foi útil para o período em que tivemos que viver com ele, mas não me parece fazer sentido mantermos essa prática se temos atualmente um outro cenário – e se podemos também evoluir com ele!

  • Gabriela

    Muito interessantes as informações! Sempre acreditei que as frutas seriam a melhor opção para o café da manhã. Confesso ter ficado perplexa, um misto de chocada com decepcionada. Obrigada por compartilhar!

  • Irenice Miranda Ramos e Lima

    Ótimo artigo…Flávio! Parabéns pela pesquisa!
    Já fiz muitos tipos de jejuns. Alguns numa perspectiva espiritual, outros numa perspectiva de saúde. Fiz um tratamento pela bioenergética, onde passei 7 (sete) dias tomando apenas água de coco. Foi uma experiência fantástica, pois foi o período onde estive mais ativa e energeticamente forte.
    Com relação a sua orientação, acerca do jejum intermitente, lhe pergunto:
    Se eu optar em jantar às 20h e só me alimentar a partir das 12h do dia seguinte, posso no período do jejum tomar os meus suplementos, normalmente…tipo, Clorella e Spirulina, bem como “Atenolol” de 25 mg (para equilibrar a pressão arterial)?

  • MARCELE REICHOW

    Flávio, tudo bem!!

    O jejum é somente para alimento sólido? Digo, se eu comer a noite por volta das 20:00, na manhã seguinte, consumir ou algum suco (verde, roxo, vermelho) ou o café com óleo de côco, depois só comer comida ao meio dia, seria considerado como jejum?

    • Irenice Miranda Ramos e Lima

      Ótimo artigo…Flávio! Parabéns pela pesquisa!
      Já fiz muitos tipos de jejuns. Alguns numa perspectiva espiritual, outros numa perspectiva de saúde. Fiz um tratamento pela bioenergética, onde passei 7 (sete) dias tomando apenas água de coco. Foi uma experiência fantástica, pois foi o período onde estive mais ativa e energeticamente forte.
      Com relação a sua orientação, acerca do jejum intermitente, lhe pergunto:
      Se eu optar em jantar às 20h e só me alimentar a partir das 12h do dia seguinte, posso no período do jejum tomar os meus suplementos, normalmente…tipo, Clorella e Spirulina, bem como “Atenolol” de 25 mg (para equilibrar a pressão arterial)?

  • Paulo Coutinho

    Tenho feito e me sinto muito bem. Além de vegetariano tenho me afastado naturalmente de lacticínios também. Já que nossas células se renovam a cada 35 dias, o que vc come servirá de combustível para as novas células, portanto comer alimentos naturais e vivos uma vez por dia pode te levar aos 120 anos de idade saudável e feliz. Há pessoas que aparentam 30 anos a menos do q têm e nunca vão ao médico.

  • Rodeigo

    Muito boa a matéria !!!
    Mas se eu fizer o um jejum de 24 hrs por semana e fazer nos dias restantes da semana as 16 hrs de jejum também, seria bom ou apenas um ou outro já estaria de bom tamanho?

  • Daniel Mazza

    Olá Flavio, o jejum em período de sono é menos eficiente?
    No caso se eu começar as 17h e só comer as 06h traria menos resultados do que se fizesse durante o dia?

    Agradeço e aprecio muito seu trabalho, estou entrando no caminho saudável e da alta performance.
    Estou tomando o Bulletproof coffe (ou café HighStakes como diria nosso querido Goffi), usando seu Lótus de Coco e estão me trazendo excelentes resultados

    Obrigado

  • Michele Oliveira

    Oi Flavio, 🙂
    Estou gestante já no final (quase 9 meses) e tenho inchado muito. Sei que dizem que é normal, porém não sei se existe possibilidade de melhora uma vez que sinto-me horrível fisicamente e emocionalmente.
    Minha alimentação é saudável, paleo na medida do possível com frutas, legumes, proteínas, sempre o mais limpo possível e pouco sal.
    Vc acha que um jejum intermitente curto, até 16hrs, pode melhorar esse inchaço?

    Obrigada, abraços.

  • Amanda Queiroz

    Oláaa!!! Altamente enriquecedor!!! Flávio, a respeito do jejum de três dias… Como devo proceder, referente as minhas atividades diárias( trabalho, corrida), devo me exercitar!? P.s – Já pratico o jejum de 24 horas semanalmente, com facilidade!!! Grande abraço.

  • Guilherme Figueiredo Ferreira

    Tudo Bem Flavio!!
    Otimo Artigo.

    Amigo, agora fiquei com uma duvida.
    Tenho facilidade em fazer o jejum intermitente, das 20:00 as 12:00.
    Faço academia todos as dias as 06:00. Acordo as 5:00 da manha, tomo um copo de agua natural, com meio sumo de limão + sal rosa do himalaia e tambem 3 gramas de spirulna. Vou para a academia e por volta das 07:30 tomo o bulletproof. Essa combinação prejudica o jejum?
    Um forte abraço!!!

  • Leonardo Ribas

    Oi, Flávio! Queria dizer que adorei o seu texto. Fiquei apenas com uma dúvida: se os nossos ancestrais eram tão saudáveis, então porque eles viviam tão pouco? Agradeço desde já.

    • Flavio Passos

      Oi Leonardo!

      O tempo de vida médio era curto por uma série de razões: infecções, ausência de medicina, predadores, etc.

      Hoje temos segurança e medicina, o que nos permite viver mais. E, tudo indica, viveremos ainda melhor se implementarmos “tecnologias” ancestrais como o jejum. Abraços!

  • Antônio

    Olá Flávio, interessante artigo. No meu caso pelo tempo que encaixo minhas atividades, conseguiria atingir o jejum de 12 ou 19 horas. 12 horas já traria algum beneficio? Ou o recomendável é 19 horas?

  • Vitor Passos

    Olá Flávio, conheci seu site e achei simplesmente demais. Muito massa os produtos e os artigos que você escreve. É muito bom poder encontrar alguém que se preocupe de verdade com a saúde. Só gostaria de perguntar: algumas pessoas consomem gordura nesse período de jejum, por exemplo, colocando no café. A gordura quebra o estado de jejum? Aumenta a glicemia e diminui o GH? Isso pode mudar também de acordo com a quantidade ingerida? Muito grato pelo site. Continue com o ótimo trabalho!!

  • Monique

    Flavio, te conheci pelo programa “Comer bem que mal tem?” E acho incrível a forma como vc vê o ato de se alimentar, se exercitar e afins. Fico encantada com seus estudos, e com certeza vou praticar o jejum de 14h com todo o cuidado, obrigado por compartilhar seus conhecimentos da forma mas brilhante possivel

  • Nisia Maria Ferreira dos Santos

    Fiquei muito interessada em comprar macadâmia pura,sem sal.açúcar ou temperos.para fazer o shake proteico orgânico que vc ensinou no programa,na Sony(Ômega 7,etc)
    Qual a minha surpresa ao saber que não tem à venda nem na Vida Pura….Pretendia deixar de molho algumas horas,para retirar fitatos(ela tem?)…

  • Rodrigo Varjao

    Flavio, muito interessante o artigo, e já estou praticando o16 horas duas vezes na semana. Eu estou lendo, assistindo quase tudo seu, curso do eduk, instagram, face, hangouts, programa, blog… Queria saber um pouco mais de você que não consegui achar estas informações e ficaria muito grato se você me informasse.
    O que você come no almoço? Sei que não come grãos, frango e carne vermelha, vc come peixe todos os dias? Ou todos os dias vc come ovos orgânicos?
    Quais os 10 alimentos que vc considera os melhores do mundo além do abacate (: ?
    No curso vc fala sobre se exercitar em 15 minutos em alta intensidade, você poderia escrever um artigo ou uma postagem sobre isso? Isto realmente funciona?
    Desculpa perguntar tanta coisa mas eu realmente admiro muito seu trabalho.

  • Shiva Cerutti

    Fiz isto a vida inteira, sem saber. Mais de 17hs geralmente entro em crise de tremor pela queda da glicemia, mas faço direto mais de 12hs de jejum. Eu simplesmente esquecia de comer.
    Nunca tomei café, pulava para o almoço às 13hs, 15hs.
    Quando passei a comer as 3 refeições diárias notei ganho rápido de gordura, mesmo com atividades aeróbicas.

  • Kátia Bezerra

    Parabéns , Flávio!!
    Maravilhoso artigo!!
    Eu já tenho hábito de só comer nesse período de
    12:00. as 22:00 h , com atividade física inclusa…..e pensava que estava fazendo tudo errado!!
    Pra minha surpresa e satisfaçäo , lendo seu artigo, percebo que estou fazendo tudo certo!!
    Que alegria descobrir isso!!
    Informação útil e saudável é um bálsamo pra nossa alma, obrigado por esse serviço prestado a população .

  • Denise Camacho

    Olá Flávio conheci seu trabalho a poucos dias ao assistir o sue programa “Comer bem que mal tem” . Hoje com um pouco de tempo resolvi olhar sua página e me deparei com esse artigo excelente, conheço a prática do jejum orientada para um fortalecimento espiritual (junto com a meditação da Bíblia e oração; Não imaginava que era uma recomendação para melhoria da saúde com tantas referências de estudos. Adore esse artigo li, vou compartilhar e confesso que vou voltar aos poucos praticar.
    Parabéns pelo seu trabalho!!!

  • Fernanda

    Olá Flávio,

    Como vai?
    Muito bom!
    Adorei! Muito obrigada! 😉

    Eu sou do tipo que acordo sem fome… já faz um tempinho que não como nada no café da manhã… veio tomando agua de coco + avocado + oleo de coco + chia, bato tudo e vou treinar crossfit logo depois… tenho 38 anos, faço crossfit há 5 meses, evoluí muito… mas sempre me culpo por achar que devo comer algo mais reforçado para conseguir treinar melhor… você acha que é preciso? Ou talvez eu preciso comer melhor depois do treino e até final do dia? =) Será que você me responde? Pode dar uma dicas? =) Meu caso é emagrecer um pouco (4kg) e ganhar definição… tomo whey quando termino a aula… eu comprei umas coisas na sua loja… chegou hoje! =))) Obrigada pela atenção! Sou sua fã!

  • Rafael

    Boa tarde Flávio,

    acompanho suas postagens desde que vi o seu curso ao vivo no Edukar e já naquela época você falou do jejum intermitente. Pois bem, até onde eu sei, o meu blog é o primeiro e único do Brasil que trata exclusivamente sobre o Leangains:

    http://www.dietaemalhacao.com.br

    Eu ficaria feliz se você desse uma passada por lá, acho que você vai se interessar pelo meu conteúdo assim como eu acho o conteúdo do seu blog deveras interessante.

    Também tenho página no Facebook, inclusive compartilhei esse seu post lá e ele foi bastante visualizado.

    Abraços,
    Rafael.

  • Tulio Melo

    Olá Flavio,
    Antes de tudo, queria te parabenizar pelo belo conteúdo que você disponibiliza aqui no blog e também nos hangouts pelo youtube, suas palestras e artigos abriram bastante minha mente quando se trata de alimentação. A minha dúvida não tem muito haver com o tema “jejum”, mas pode haver alguma ligação. Por que a maioria dos profissionais que trabalham com alimentação, recomendam ou afiram que a principal refeição seria o café da manhã, sendo assim, a pessoa estaria livre para ingerir carboidratos em maior quantidade, digo, ingerir sem se sentir culpado, tendo em vista que em um de seus hangouts você aconselhou uma alimentação bem leve ou um jejum pela manhã e a ingestão de doces e ou carboidratos pela noite, me corrige se meu entendimento está equivocado. Mais uma vez muito obrigado! Paz e Luz!

  • Lucas fon Dolingüer

    Olá Flávio! Tenho muita facilidade para praticar jejum e a sensação de ‘estômago vazio’ é simplesmente deliciosa. Achei muito interessante a publicação e fiquei me perguntando o que eu deveria comer dentro do meu período de alimentação. Desejo começar a me alimentar uma ou duas vezes no máximo durante o dia, mas gostaria de saber o que é importante eu ingerir nesta refeição. Eu tenho corrido dia sim dia não e atualmente tenho 31 anos. Sou um homem saudável e de estatura mediana. A noite trabalho como garçom. Você poderia me sugerir algo? Desde já muito obrigado.

  • Vanessa

    Olá Flavio!! Muito obrigada pelas informações valiosas!! Tenho duas dúvidas, para quem treina musculação logo ao acordar (6 da manhã), seria prejudicial treinar em jejum? Se sim, qual seriam as melhores fontes de energia rápida, para ser ingerida como pré treino, que não aumentam o nível de insulina no sangue?

    • Flavio Passos

      Oi Vanessa, indivíduos diferentes respondem de maneira diferente. Em geral, as pesquisas apontam para: aeróbico em jejum funciona bem, musculação melhor com nutrição pré-treino. Abraços!

  • Thales Mantovani Ferreira

    Olá, super interessante o artigo, sempre tive o jejum como o vilão de um corpo saudável! Mas uma dúvida que sempre tive e ainda não consegui findar! Como dito em seu artigo, a pessoa que se alimenta de 3 em 3 horas acumula gorduras pelo excesso de alimento ingerido e a pessoa que faz o jejum gasta essas gorduras. Eis aqui minha dúvida, na faculdade meus professores ensinaram que a pessoa que se alimenta regradamente de 3 em 3 horas o corpo tende a eliminar o excesso pois sabe que sempre receberá alimento, assim não necessitando de grandes reservas, ao contrário das pessoas que se alimentam com grandes espaços de tempo, pois daí o corpo vai reservar alimentos em forma de gordura porque não saberá quando será alimentado outra vez! Será que esses dois conceitos fazem sentido se administrados corretamente? Tô confuso! rsrssrs Beijos 😉

  • Norma

    Maravilhoso o seu blog! Orientações e dicas valiosas com embasamento científico! Por favor, coloque o link para que possamos compartilhar essa preciosidade no facebook. Parabéns pelo excelente trabalho!!

  • Maycon

    Bacana tudo isso, não conhecia a importância do hábito de jejuar!
    E olha que sempre alguém fala para comer a cada 2 ou 3 horas… para não ficar (fraco).

    Na sua opinião quando não está jejuando, o ideal é ter 3 refeições ao longo do dia, café, almoço e janta… isso?
    Abraços

  • Ana

    Ola, boa noite. Em caso de esclerose multipla em que e imoirtantw reforçar o.sistema imunológico, mas que é um inflamação no sistema nervoso… é aconselhável ou nao? E nem vale a pena ir . perguntar ao meu . médico que ele diz logo que a alimentação nao está relacionada com nada…

    Beijinhos*

    • Flavio Passos

      Oi Ana, realmente é complicado sugerir tratamentos generalizados sem conhecer a fundo o caso. Eu não tenho autorização para fazer isto. Mas, em geral, jejuns curtos são bem inofensivos. Agradeço!

Leave a Reply