Nossa Flávio! Estou impressionada com a qualidade do seu texto! Claramente consigo perceber seu embasamento científico e “traduzido” de forma muito clara ao nosso cotidiano! Estou me tornando cada vez mais sua fã! Obrigada pelo artigo!
Amei essa matéria, aqui em casa o consumo de açúcar é mínimo.
Eu já estava com a intenção de mudar para o xilitol, agora depois dessas informações minha decisão já está tomada, vou providenciar o mais rápido possível a aquisição do xilitol para o nosso consumo.
Muito obrigada Flávio Passos por compartilhar conosco seus conhecimentos.
FLÁVIO
É MUITO DIFÍCIL, NA ÉPOCA EM QUE VIVEMOS, ENCONTRAR ALGUÉM TÃO DESPRENDIDO DO ORGULHO, DA VAIDADE E QUE PROCURA AJUDAR SEUS SEMELHANTES ATRAVÉS DE ATOS COMO ESTE QUE VOCÊ FAZ:
DIVULGAR SEU CONHECIMENTOS ATRAVÉS DE ESTUDOS DEDICADOS, PESQUISAS E SOBRETUDO MATÉRIAS ÚTEIS, AGRADÁVEIS DE SE LER E GRATUITAS. MUITO OBRIGADA. APRENDI MUITO E SOU GRATA POR ISSO.
Olá. Boa noite
Muito boa a matéria e mais ainda, esclarecedora.
Assisto aos seus programas na Sony mas infelizmente não consigo fazer as receitas em casa pois uma boa parte dos ingredientes não são tão fáceis de achar e ainda são um tanto caros como por ex. as farinhas de amêndoa. Seria formidável se houvesse substitutos a altura.
Tenho muita dificuldade de perder peso depois que entrei precocemente na menopausa. Procuro ingerir quase nada de produtos com açúcar refinado mas como muitas frutas ao longo do dia. será esse o problema?
Adorei o artigo! Muito explicativo e com embasamentos teóricos reais. Com certeza, o primeiro artigo que li de todos que pretendo ler. Obrigada por compartilhar seu conhecimento 🙂
Olá, Flávio! Gostei bastante do seu artigo. Foi, com certeza, muito esclarecedor. Muito obrigada!
Só fiquei com dúvida a respeito do açúcar demerara. Qual é a sua opinião a respeito desse tipo de açúcar?
Flávio, obrigada por compartilhar conosco este estudo tão rico, completo, detalhado e de fácil entendimento.
Parabéns pelo seu trabalho. Simplesmente perfeito.
Gostei muito do seu artigo, estou sempre procurando entender mais sobre alimentos e como combinar, não uso açúcar na minha casa, todos alimentos que são antinutrientes tenho tirado do nosso dia a dia portanto seus artigos me sastisfaz bastante, continue assim escrarecendo as pessoas a ter um vida saúdavel obrigada Flávio Passos.
Agora não tem mais jeito… fiquei fã! muito obrigada!
Fui conhecer seu site ( vou ler tudo que publica ) e lhe achei na programação do canal TV Sony,claro que também vou passar a assistir .
Você nos presta uma ajuda preciosa com os seus conhecimentos.
Mais uma vez, obrigada!
Obrigada Flávio pelas informações valiosas! Você é realmente um estudioso no assunto e o melhor , passa de forma simples e convincente às pessoas. Amo seus artigos.
EXCELENTE ESSE ARTIGO, FLÁVIO! AJUDOU-ME MUITO, A TOMAR CONSCIÊNCIA DOS PERIGOS DO AÇUCAR. ACHO HORRÍVEIS OS ADOÇANTES, MAS VOU COMEÇAR A EXPERIMENTAR ALGUNS DOS INDICADOS COMO MELHORES.
OBRIGADO!
Fantástico. Extremamente esclarecedor. Tirou todas as minhas dúvidas sobre o Xylitol e outros adoçantes. Eu moro no Sul da China, berço do Luo Han Guo, mas mesmo aqui é difícil de achá-lo em pó. Mas usa-se muito o gomo da fruta (que passa por um processo de ressecamento) para chás, e eu o uso muito pra receitas que vão líquidos ou outras reduções. Funciona!
Tenho uma pergunta sobre o Stevia. Me adaptei bem a ele, mesmo com o retrogosto, porque não uso muito, é só mesmo pra quebrar o amargo de bolos e outras receitas que pedem adoçante em pó ou cristalizado. Mas, outro dia li um artigo falando que a Stevia (a folha) era usada como contraceptivo, e como alguém que está buscando engravidar há um tempo, fiquei receosa. Busquei outros artigos no tema, mas não encontro. Isso procede?
Interessante o artigo. Não sabia que o xarope de agave era tão nocivo. Costumo usar açúcar de coco no bolo e demerara no chá. Testarei ainda o xilitol, acho o gosto da stévia muito ruim.
Parabéns Flavio Passos, amo seus trabalhos, obrigada por passar informações para nossa saúde é muito importante seu trabalho, dentro do possível continue nos orientando!
Grande Abraço!
Adorei ler o artigo. Me instruiu muito.Tanto que preciso ler outra vez. Estou tentando deixar de usar adoçante. Meu filho que mora comigo já deixou, mas eu ainda não me acostumei. Nas minhas receitas sem leite e sem glúten coloco sempre menos do que a que a receita pede. Vou tentar fazê-las sem açúcar.
Ótimo artigo !! Obrigada pelas informações tão precisas. Gostaria de saber se tens mais informações quanto ao “vício” por açúcar, eu tenho muita força de vontade, porém eu consigo manter um consumo mais adequado durante um tempo e depois tenho aquela “recaída”. O Açúcar é o vilão na minha vida e está bem difícil de lidar com isso…Ou estou ficando louca, hahaha. Abraços
Gostei muito e devemos continuar aprendendo , tenho lido muito sobre vc amigo , espero continuar com sés conselhos e cursos , muito obrigado e vamos continuar falando , abraço a vc e equipe parabéns ,
Flávio,
Excelente artigo. Você comentou sobre a tapioca no e-mail, contudo não a encontrei por aqui. Eu achando que substituindo o pão pela tapioca estaria trazendo algum benefício… mas posso simplesmente retirará-la de minha crepitosa matinal com manteiga de amendoim.
Poderia nos explicar melhor sobre o índice glicêmico da tapioca?
Obrigado
Obrigada pela explicação tão detalhada sobre os adoçantes e açúcares disponíveis no mercado, me ajudou muito assim que comecei a fazer uma dieta e jejum intermitente .
Olá
Acabei de descobrir que estou com má absorção de frutose. Sou uma pessoa magra, e sempre fui normoglicêmica. Qual dos açucares seria mais indicado para eu adoçar café e chás?
É EXTREMAMENTE IMPORTANTE O CONHECIMENTO ADQUIRIDO ATRAVÉS DA SUA BONDADE EM DIVIDIR SUAS EXPERIÊNCIAS COM TODOS OS INTERESSADOS EM UMA VIDA SAUDÁVEL. AMEI.
Parabéns! Pelo excelente artigo..muito esclarecedor….obrigada por disponibilizar um assunto que irá ajudar inúmeras pessoas a buscar hábitos saudaveis. Deus o abençoe infinitamente. Flávio Passos
Olá Flavio! Parabéns pelo artigo e pelo trabalho que desenvolve. Fiquei com uma dúvida em relação aos sucos de fruta. Sempre corto as frutas em cubinhos e separo em porções para posteriormente batê-las no liquidificador com água apenas. Sei que se ingerice a fruta seria mais nutritivo, mas o que sugere neste caso? Qual a diferença em adicionar a água? Desde já agradeço a atenção. Obrigado!
Flávio você é D +! Por incrível que pareça não gosto de açúcar, mas no cafezinho eu não abro mão de uma leve adocicada, uso o DEMERARA. Achava que estava fazendo uma boa escolha. Pelo visto tem opções bem melhores e mais saudáveis. Gostaria muito de ter a oportunidade de conversar com você sobre Gordura no Fígado, meu exame acusou mas o Endocrino pediu para fazer dieta e atividade física , manter a cápsula de Omega 3 e uma colher de Óleo de Coco e cortar o álcool. Já o Cardiologista receitou medicação para tratamento! A Nutri mandou cortar o Omega 3 e o óleo de coco! Já a Orto, liberou o consumo! Gente sinceramente não sei o que fazer, procurei vários profissionais para uma orientação e cada um diz uma coisa, em quem confiar? O que seguir? Estou completamente perdida sobre o consumo dos itens citados. Pode me ajudar? Please Flavio, preciso de ajuda!!!! Bjks e parabéns pela sua matéria .
Flavio, obrigada pelo artigo.
Tenho uma dúvida, o xylitol pode ser aquecido, por exemplo, podemos fazer um bolo com ele sem perder suas propriedades?
Obrigada!
Estou simplesmente apaixonado na por vc, Flávio. Amo pessoas estudiosas, dedicadas, éticas e generosas. Vc resume isso.
Obrigada por dividir tanto.
Estou economizando para logo fazer seu curso.
Um gde abraço
Nossa, minha luta tem sido grande para vender o açucar. Amo doces, principalmente depois das principais refeições, mas esse ano eu consigo criar um novo hábito! Não vou desistir. Obrigado pelas informações.
Nunca havia lido uma matéria tão completa e tão esclarecedora sobre este tema. Parabéns pela pesquisa e por compartilhar conosco um assunto tão precioso e fundamental para as nossas saúdes.
Obrigada!
Muito esclarecedor, como sempre são seus artigos e tudo que publica… Parabéns por se aprofundar em conhecer esse universo da nutrição e nos ajudar ao compartilhar algo sintetizado e prático! Aprendo muito com vc Flávio! Que Deus o abençoe com muito mais conhecimento e humildade para ajudar muitas e muitas pessoas mundo afora!
Recentemente comecei a usar o xilitol e adorei!
Muito bom o artigo. Estou testando algumas indicações suas como óleo de coco e ghee no café. Também estou ingerindo o magnésio com aminoácidos. Estou dormindo muito melhor depois de tomar uma cápsula de magnésio umas duas horas depois de dormir. O sono está sendo profundo e com sonhos.
Flávio, parabéns pela excelente contribuição de informações esclarecedoras que seus artigos nos oferecem. Neste artigo não foi mencionado o açúcar demorara. Tenho utilizado este em algumas receitas…. você pode me falar um pouco sobre esta versão de açúcar, mesmo sendo utilizado de forma comedida. Grata pela atenção e mais sucesso para os seus projetos.
Flávio, muito obrigada por esse artigo e pelo trabalho que você vem realizando. Você tem uma forma muito doce (e ao mesmo tempo, certeira) de quebrar paradigmas tão difíceis de serem quebrados como os da alimentação. E esse texto acabou de trincar um super paradigma que eu tinha como certo. Já reduzi muito o meu consumo de açúcar. Mas confesso que fiquei chocada com as informações que li relacionadas às frutas. Sempre achei que consumir uma grande quantidade de frutas era muito saudável e que os sucos seriam um problema apenas para os diabéticos, mas agora confesso que fiquei “desnorteada”. Agradeço o seu alerta. Vou passar a observar a resposta do meu corpo após o consumo principalmente de sucos.
Mas, existe alguma forma de tornar a digestão dos sucos (e frutas em geral) mais lenta? Algo que possamos adicionar neles (castanhas, sementes, etc)?
OI Flavio, fiquei contente com todas essas informações. Confesso que estava usando o xarope de agave achando ser super saudável… nossa, foi um susto. Não imaginava ser tão ruim como o açúcar comum. Assim como a frutose, mudei inclusive de adoçante por achar que era melhor que os demais. Muito legal, e adoro seus programas e suas receitas. Parabéns!!
Excelente artigo, diferente de muitos que existem mas informal mal as pessoas. Já sou adepto do vegetarianismo e aprecio o açúcar mascavo e mel moderadamente. O açúcar de coco parece uma opção interessante.
Adorei o artigo, principalmente por saber que o agave se compara ao xarope de milho.
Eu cultivo o Kefir e já notei diferença usando o açúcar demerara e o mascavo. Há tempos penso se poderia usar o mel, mas nunca encontrei nenhuma fonte informando se isso é possível. Você poderia dizer se qualquer fonte de glicose seria adequada ou qual seria a mais indicada?
Flavio, é uma pena que nem todas as pessoas possam ter acesso aos adoçantes mais saudáveis e nutritivos, como o açúcar de coco e a stevia, que são bem mais caros que os adoçantes vilões!
A lógica da indústria alimentícia é cruel conosco. E você é maravilhoso ao abrir nossos olhos e nos levar aos caminhos mais acertados e felizes, com comida de verdade e o real prazer dos alimentos.
Muito obrigado pelo grande conhecimento teu que compartilha conosco em seu website, em seu programa televisivo, seus vídeos e em seus textos. Enriquecedor!
Amei o texto igualmente como todos as demais produções que nos envia.
Ótima informação!! Traz um assunto geral de açúcares e adoçantes informando de maneira simples todos os benefícios e malefícios perante embasamentos científicos, onde profissionais da saúde e pacientes tem fácil entendimento.
Sempre que posso faço algumas leituras sobre o seu trabalho. É bastante esclarecedor. Parabéns! Também adoraria ler algo a respeito dos óleos para cozinhar… 😉
Excelente matéria Flávio! Muito esclarecedor e rica em detalhes!
Gostaria de saber sua opinião quanto comer ou não frutas já que a maioria tem alto índice glicêmico e além disso deixam a gente com muita fome! O livro do Dave Spray fala que frutas só como sobremesa! O que vc acha?
Adorei o artigo, Flávio! Esclarecedor! Realmente estava enganada achando que por ser natural poderia consumir mel e frutas à vontade, mas graças a esse artigo farei escolhas melhores para inha saúde! Obrigada!
Sobre o açúcar de coco recomendo, assim como para todas as opções mais saudáveis, moderação. Mesmo sendo um açúcar puro, de composição nutricional superior à de qualquer outro adoçante, sem aditivos químicos na produção e com baixo índice glicêmico, não deve ser entendido como algo a ser consumido livremente. O ideal é que apreciemos o sabor natural dos alimentos.
Olá, Gostei bastante do artigo, bem esclarecedor.
E quanto a Maltodxtrina? Afinal ela tem alto ou baixo indice glicêmico? E o que ela é?
Pergunto isso pois muitos adoçantes e produtos diets tem este ingrediente.
Na duvida, não como nada que tenha isso.
Obrigado
Que maravilha de matéria Flávio, sempre tive muitas dúvidas sobre esse assunto. Confio muito em seu trabalho. Ainda estou em processo de adaptação, e muito feliz de ter acesso a conteúdos tão relevantes para uma vida mais saudável. Gratidão pelo empenho e carinho ao partilhar seus estudos.
Obrigada pelas informações! Admiro o seu trabalho e adoro os seus produtos. Acho você sensato, sem extremismos. Continue nos informando de como nos alimentarmos da melhor forma, grata
Muito interessante, adoro seu trabalho que conheci atravez de um amigo que deve conhecer por sinal o Douglas Valente, é muito bom saber que alguém divulga de forma clara e objetiva ajudando ha muitos ! Muita Luz em seu caminho!!!!
Ótimo artigo, bem completo, Flávio, parabéns! Gostaria de saber como compara o benefício/malefício de adoçar shakes por exemplo com frutas secas ou muito doces, como banana e manga. É melhor que o mel por exemplo?
Um texto de leitura clara e simples. A forma direta como você escreve me agenda bastante. Obrigada por compartilhar um assunto tão necessário ao nosso dia, teu trabalho é maravilhoso.
Flavio
Simplesmente excelente!
Sinto “necessidade” de doces….precisava de ler tudo isso para realmente entender e parar com esse mau costume.
Sou uma mega fã do seu trabajo.
Parabéns!
Abraços
Olá Flávio, acompanhamos de perto seu trabalho ! Somos muito fãs do importante trabalho que faz sobre a busca de uma vida mais saudável!! Somos usuárias de xylitol na produção de bolos para pessoas com restrições aos acúcares tradicionais.
Tenho duvidas de quais destes açucares xilitol ou stevia possuei melhor resultado – sabor / caloria / ig. E quais os mais recomendados para os diabéticos?
Outra dúvida, usamos agave para a elaboração dos nossos doces veganos – qual a melhor opção para substitui-lo?!
O agave é realmente nocivo?!
Agradeço seus comentários e sugestões!
Olá Renata! Minha sugestão é uma combinação de Xilitol/Stevia. Assim, você terá o melhor dos dois. Quanto ao xarope de agave, não é um alimento seguro e deve ser evitado sempre.
Oi Flávio! Obrigada pelo artigo! Cada dia mais e mais eu vejo resultados no meu corpo, minha pele e meu estado emocional ao experimentar todas essas verdades que voce nos revela em seus artigos!! Queria saber o que seria moderaçao do acucar de coco?! 2 cl de sopa por dia? Mais? Menos? Poderia me dar uma referencia de moderacao? 🙂 obrigada mais uma vez por compartilhar esse seu conhecimento!
Flavio, Parabéns pelo trabalho maravilhoso que realiza!
Sempre informando te forma simples e com exemplos práticos!
Tenho algumas dúvidas em relação às frutas secas, eu quando sinto vontades de um doce como um figo seco, damasco, tâmaras, uva passas, pequenas porções! O que você tem a dizer destas frutas?
Obrigado Eliz! Sobre as frutas secas depende do que é acrescentado no processo que envolve desde a desidratação até a embalagem. Em alguns casos pode ocorrer adição de açúcares, o que não é bom. Se não houver açúcares artificiais adicionados, permanece o mesmo critério que devemos ter com as frutas frescas: cautela nas porções.
Obrigada por compartilhar seu conhecimento Flavio! É incrivel perceber como meu humor, minha disposição e minha concentração mudaram qdo comecei a reduzir o consumo de açúcar, que já era pouco. Realmente muito do que somos tem total ligação com o que comemos! Sou psicoterapeuta e percebo problemas de percepcao negativa do mundo associadas à dietas de meus pacientes! Tenho conversado muito sobre isso com eles e orientado que procurem esclarecimento e conhecimento sobre os alimentos! Parece incrivel não é? Mas é a mais pura realidade! Está tudo interligado! Mente, alimentação, espiritualidade… Assunto que nao finda e me encanta! Abraços
Gostei muito! Parabéns por se preocupar com a saúde da população! Pena que a industria só pensa em lucros! Ultimamente tenho lido muito sobre nossa alimentação e realmente, aprendemos tudo errado! Por isso que engordamos com tanta facilidade! A modernidade e a tecnologia tem nos deixado muito sedentários e a má alimentação, tornando-nos doentes! Tomara que as pessoas possam ter acesso a essas informações e como abelhinhas, passarem de uma a uma as boas informações! Se cada um repassar um pouco do que está aprendendo, logo muitos terão essas preciosas informações! Li algum artigo sobre a sucralose. Foi um tese na Unicamp que explica o dano quando se aquece, principalmente em cafés e chás. Abraços e continue dando essas informações à população!
Artigo muito esclarecedor . Devemos usar sempre de bom senso com nossa alimentação . Podemos escolher a saúde natural e ter qualidade de vida sempre . Adorei
Parabéns pela materia! Senti falta de mencionar o mel de melato, uma das preciosidades que temos em nosso país. Ele tem um índice glicêmico menor e um valor nutracêutico maior. Os alemães sabem bem disso, por isso, este mel, é praticamente todo exportado.
Maravilhoso artigo ! A 1 semana assisti seu programa e estou muito interessada em seus conhecimentos, ja sou adepta a vida saudável, mas com um esclarecimento tão preciso fico segura de ir nesse caminho ! Parabéns e obrigada
Flávio, obrigada por compartilhar seus estudos para melhorar o nivel de conscientização de todos que buscam Vida Saudável! Bom mesmo seu Artigo!! Esclarecedor e PONTO
Excelente artigo Flávio, esclareceu muitas dúvidas sobre adoçantes. Parabéns mais uma vez pelo excelente trabalho, tem me ajudado muito a me alimentar melhor! Sucesso
Oi, Flávio, tudo bem?
Gratidão por se importar e disponibilizar conteúdo đe tanto valor. Até então eu tinha o agave e a sucralose como adoçantes inofensivos, só superados pelo Stevia. Abraço.
Ola Flávio!
Conheci seu trabalho através do programa Eduk. Adorei o curso e aprendi muito. Antes de te conhecer achava que tinha uma alimentação saudável… Você abriu meus olhos . Mudei muito minha alimentação e procuro passar isso para minha família e amigos. Muito obrigada pelos seus ensinamentos.
Que bom receber um comentário como o seu Andrea! Fico muito feliz por saber que contribuí positivamente para a melhora da sua alimentação e de sua família!
Obrigada por dividir conosco este artigo detalhado e esclarecedor. Deixei de consumir o Agave graças a sua orientação, mas confesso q. o Xilitol ainda me deixa um pouco em dúvida, questiono o processo de refinamento/branqueamento, assim como a Stevia e os adoçantes em geral…
Parabéns e gratidão pelo seu trabalho incrível e inspirador.
Abs!
Flavio, artigo completo porque esclarecedor. Obrigado. Seu estudo incansável e capacidade de transmitir conhecimento sobre saúde e bem estar humano faz de vc. uma referência atual. Seria importante conseguir publicar em revista especializada, mas não sei se a pressão da indústria do açucar permitirá. O mais incrível é que além de conhecimento vc. nos entrega produtos incríveis, de alta qualidade. Gratidão.
Obrigado pelo respeito e reconhecimento Marcia! Fico feliz por perceber, através das suas palavras, que meu trabalho contribui para a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas!
Ótimo artigo! Veio no momento certo para mim. Quanto ao xilitol, pesquisas recentes têm demonstrado que ele pode ser benéfico para a saúde oral, mas não tem se mostrado seguro para o consumo em grandes quantidades. Portanto, parcimônia sempre!
Olá, Flávio! Há pouco tempo, através de sua postagem no facebook, tomei cohecimento do seu trabalho. Fiquei muito interessada, li, reli, assisti a alguns vídeos e compreendi porque há 10 anos eu não paro de engordar. Um tiquinho de comida, academia e nada. Há uma semana estou seguindo suas orientações na dieta low carb (pausa para 3 torradinhas no café da manhã, rsrsrs, mas logo superarei) Em uma semana perdi 2 kg, que para mim é a glória ver o ponteiro da balança mudando para menor peso. Tenho 63 anos, 1,56m de alltura e peso incríveis 86 Kg . Sei que se não perder peso morrerei. Obrigada! Você é para mim a luz no fim do túnel.
Deus lhe abençoe!
Que bom receber um comentário como o seu Maria das Graças! Pessoas como você me estimulam a compartilhar cada vez mais conhecimento e incentivo para que a saúde seja conquistada plenamente! Fico muito feliz por saber que contribuo para melhora nos seus hábitos alimentares e qualidade de vida! Conte com meu apoio!
Ouvi uma palestra de um phd em nutrição que falou que a stévia deprime o sistema endócrino. Pesquisei na internet e confirmei a informação. Por que a recomendação?
Olá Maria das Graças! Acredito que qualquer recurso para adoçar tem seu preço em relação à saúde. O ideal é não adoçar os alimentos e habituar-se ao sabor natural que eles possuem. Como isso ainda é muito difícil para algumas pessoas, sugiro a Stevia que é, a meu ver, uma das opções que tem menor impacto se comparada ao açúcar, seja ele qual for.
Vivendo e aprendendo, muito interessante e completa essa sua pesquisa. Admiro muito seu trabalho, essa atitude ajuda muita gente a se orientar melhor. Parabéns
Ótimo artigo sobre os tipos de açúcares, quanto mais natural o alimento é, mais saudável terá. Apaixonei! Falta apaixonar a vida mais vezes, não é? Obrigada por compartilhar a matéria riquíssima para nós! Abraços
Oi Flávio!
Ainda fico com a pulga atrás da orelha em relação ao xilitol. Como é pra vc o fato de usarem catalizador metálico no seu processo químico de fabricação? Vc saberia me dizer se já estão usando o processo biotecnológico, que no caso não envolve o catalisador metálico? Grata! abçs
Olá Alessandra! Existem empresas que usam diferentes métodos. Existe o xilitol de milho transgênico e existe o xilitol que vem de Burcht, que é o original feito na Europa. Este é o tipo que recomendo pois não utiliza catalisador metálico. 🙂
Flávio, parabéns pelo artigo. Uma leitura de fácil compreensão, diante de tantas informações que temos nos vários meios de comunicação. Iniciei a alguns meses uma reeducação alimentar, visto que minha família tem vários casos de diabetes tipo 2, inclusive com câncer de pâncreas, que levou a morte de minha mãe de maneira precoce. O seu trabalho é maravilhoso e tem me esclarecido muito a respeito de alimentação saudável. Mais uma vez, parabéns.
Obrigado Berenice! Que bom que está no caminho de mudanças alimentares positivas, buscando opções que potencializem sua saúde! Fico feliz por poder contribuir para este processo!
Agradeço pelas palavras Faustino! Busco oferecer informações embasadas nos mais atuais estudos e publicações da ciência, compartilhando as fontes para que cada vez mais pessoas possam ter acesso a informações corretas.
Obrigada pelas informações! Excelente e muito completo este artigo. Uma pergunta: o mel sem ferver não pode conter salmonela? Nossa! Fiquei com bastante medo do tal vilão… Quando estava grávida utilizei o agave, que na época diziam ser o mais saudável… e na verdade, sempre evitei o açúcar refinado. Hoje em dia, prefiro o demerara e o mel. Mas infelizmente, a realidade financeira no Brasil não me permite ter acesso a produtos de melhor qualidade como o açúcar de coco, nem ao óleo de coco, neste caso utilizo azeite de oliva extravirgem. Creio que a maioria das famílias têm esse mesmo problema. Os produtos de qualidade e mais saudáveis são impensáveis dentro da despensa de uma família de classe média com mais de dois indivíduos. Uma pena … São doces, mas com um custo bem salgado. Um abraço ao Flávio e a toda sua equipe pelo excelente trabalho de conscientização e esclarecimento.
Obrigado pelos elogios Daniella! Sobre ferver o mel, ele realmente não deve ser aquecido pois temperaturas superiores a 45° comprometem suas propriedades e benefícios. Mesmo sem ser fervido, ele não deve conter Salmonella, até porque ela geralmente é encontrada em ovos, leite e carnes. Mel de qualidade deve, via de regra, ser originalmente livre de contaminações. Sobre os custos de opções mais saudáveis para adoçar os alimentos, busque sempre escolher, entre o que lhe for acessível, aquelas opções que nutrem melhor e provocam menos danos ao funcionamento do seu corpo. 🙂
Flávio,
Parabéns! ótima matéria, por favor, você poderia explicar a ação do maltitol? Eu li em um artigo que embora aprovado pela Associação Brasileira de diabetes, ele eleva o índice glicêmico em 75%. Por outro lado, li vários artigos elogiando este adoçante, e dizendo que não causam pico de insulina, enfim, não sei em o que acreditar…
Obrigado pelo comentário Cintia! Sobre sua pergunta: sim, o Xilitol pode ser usado também por pessoas que estão apenas em busca de reduzir a quantidade de açúcares em sua alimentação.
Muito obrigada pelas informações, ja uso stévia a muitos anos, não conheço o xilitol, aqui em Salvador creio não ter no mercado. Vocês enviam via corrreio?
Muito bom e completo. Obrigada. Mas ainda fico com uma duvida. Endocrinos me falam que qualquel adocante manda a mensagem ao cerebro e o corpo acaba liberando a insulina de qualquer maneira. Isso acontece com a Stevia e o Xilitol? Quais sao os niveis seguros de consumo de xilitol, para que nao cause desconforto na digestao? Adoro seu trabalho, abs
Ana Maura obrigado pelo comentário e por acompanhar meu trabalho! Sobre o Xilitol, ele possui índice glicêmico bem baixo comparado a outras opções. Já a Stevia é possivelmente o mais natural adoçante sem carga glicêmica de todos. Em relação a níveis de consumo, quanto menos consumir, menor será a dependência em relação ao sabor doce e melhor para a saúde.
Sobre as frutas e o xilitol, ficou um ponto de interrogação. O que é na verdade o xilitol? É um produto de laboratório? continuo preferindo as frutas e cortar o açúcar. Achei muito interessante o artigo mas, não me convenci quanto ao xilitol.
Realmente, é geralmente melhor optar pelo que é natural (como as frutas) e reduzir ou mesmo eliminar o açúcar. Quanto ao xilitol, ele também tem origem vegetal e índice glicêmico bem baixo, além das características que foram indicadas no texto.
Matéria bem interessante. Gostaria que tivesse um maior esclarecimento sobre os adoçantes artificiais. Tipo: qual seria o “menos” prejudicial dentre tantos. Sucralose ?
Agradeço pela matéria que a mim foi enviada.
Abs
Os estudos feitos até hoje com a maior parte dos adoçantes são inconclusivos. A recomendação é evita-los, já que são artificiais e muito recentes na dieta humana. Pesquisas apontam fortes indícios que a sucralose, um dos adoçantes considerados saudáveis, afeta negativamente a flora intestinal podendo levar a diversos problemas. Diante disso, é sempre bom lembrar que quanto mais natural, melhor. Opte sempre pelo que mais se aproximar do que a natureza oferece como a Stevia e a Taumatina, por exemplo.
Adorei o artigo, completo e revelador, muito útil!!!!! E veio bem a tempo, pois eu comecei a fazer uso do xarope de agave, pensando estar consumindo algo melhor…..
Obrigada!!!!
Parabéns pelo artigo, Flávio! Bastante esclarecedor. Sou uma grande fã!
Sugiro para as pessoas que ainda estão muito (mal) acostumadas com o sabor mais doce, que comecem a diminuir gradativamente a quantidade de açúcar até que não seja mais preciso adoçar o cafezinho, o chá, o suco… Sentir o real sabor dos alimentos, descobrir no paladar se determinado alimento é mais ácido, se é adstringente, se tem um dulçor natural, um toque amargo… Isso é se alimentar.
Acho ainda que o açúcar, esse que utilizamos em casa no bolo feito com carinho, com ingredientes naturais, não é o vilão. O vilão é o açúcar adicionado nos “alimentos” feitos pela indústria. Aquele açúcar que está na lasanha congelada, no biscoito de pacote, nos refrigerantes e em uma infinidade de alimentos ultraprocessados.
Resumindo: podemos ingerir açúcar desde que seja com parcimônia, que seja do melhor tipo e, de preferência, que esteja em receitas que fazemos em casa.
Boa percepção Débora! Quando produzimos o que comemos é muito mais seguro pois temos poder de escolha sobre o que será utilizado. Quanto menos industrializado, melhor!
Noooossa, excelente e completo este artigo! Parabéns por nos disponibilizar seu conhecimento. Mas todos os dias tenho uma única dúvida. Vou explicar: Para tomar um copo do iogurte de kefir eu adoço com uma colher de geleia de morango feita por mim (1k de morango orgânico + 180gr de açúcar demerara). Já tentei o kefir sem adoçar e não consigo, mesmo eu trocando o leite de 12 em 12 horas, sinto bem ácido. E tem feito muito bem para o funcionamento diário do meu intestino, este probiótico. Mas minha consciência pesa toda vez q vou tomar o kefir adoçado, pois sei q tem açúcar, sendo q é o único doce (veneno) da geleia que consumo diariamente. Já tentei bater somente com a fruta e a acidez continua e assim desanimo a fazer o uso diário do kefir, mesmo sendo excelente para o meu intestino. Para q eu continue a tomar o Kefir adoçado, qual das substâncias acima que adoçam, que é menos prejudicial para a saúde, para eu acrescentar junto ao morangos ou fazer a geleia e claaaaro conseguir tomar o Kefir com prazer ? Tenho está dúvida sempre que coloco a primeira colher na boca.
Muito bom texto, excelente qualidade científica e de fácil compreensão. Amplo e focado na orientação alimentar.
Levantei do computador e substituí o açucareiro com açúcar demerara por outro com acúcar de coco.
Só faltou a recomendação para usar com parcimônia.
Uanderson Cardoso
Ótima dicas para nossa saúde
Flora
Nossa Flávio! Estou impressionada com a qualidade do seu texto! Claramente consigo perceber seu embasamento científico e “traduzido” de forma muito clara ao nosso cotidiano! Estou me tornando cada vez mais sua fã! Obrigada pelo artigo!
Thatyane Cristine Castro de Oliveira Moreira
Amei essa matéria, aqui em casa o consumo de açúcar é mínimo.
Eu já estava com a intenção de mudar para o xilitol, agora depois dessas informações minha decisão já está tomada, vou providenciar o mais rápido possível a aquisição do xilitol para o nosso consumo.
Muito obrigada Flávio Passos por compartilhar conosco seus conhecimentos.
Carla Bobrick
Muito obrigada🙏🏻
Delza Maria de Sampaio Teixeira
Obrigada. A cada conhecimento útil compartilhado vidas a mais, saudáveis. Gratidão!!!!
YVONETE LOPES DE OLIVEIRA
FLÁVIO
É MUITO DIFÍCIL, NA ÉPOCA EM QUE VIVEMOS, ENCONTRAR ALGUÉM TÃO DESPRENDIDO DO ORGULHO, DA VAIDADE E QUE PROCURA AJUDAR SEUS SEMELHANTES ATRAVÉS DE ATOS COMO ESTE QUE VOCÊ FAZ:
DIVULGAR SEU CONHECIMENTOS ATRAVÉS DE ESTUDOS DEDICADOS, PESQUISAS E SOBRETUDO MATÉRIAS ÚTEIS, AGRADÁVEIS DE SE LER E GRATUITAS. MUITO OBRIGADA. APRENDI MUITO E SOU GRATA POR ISSO.
janete
Amei, obrigada por compartilhar conhecimento.
janete
Amei obrigado por compartilhar este conhecimento.
warley
otima materia! gostaria de saber onde comprar a talmatina?
Graça Carneiro
Adorei! Muito esclarecedor. Agradeço seu compartilhamento.
Maria Alicia Bernardo
Muito obrigada pelos esclarecimentos, sempre tive muitas dúvidas, de qual seria a melhor opção. Um abraço!!
Carla Stockler
Bom dia Flávio. O que dizer da Sucralose? Obrigada, Carla Stockler.
Renato
Flávio, fantástico seu trabalho, muito valor e integridade amigo! abraço
Maria Angelica Ribeiro (Lila)
Rico material agradeço o compartilhamento
Juliana Matias
Flávio, muito obrigada por compartilhar seu conhecimento e ajudar tanto.
Parabéns pelo seu trabalho.
Gratidão meu amigo!
Maria Coelho
Muito obrigada Flávio Passos, muito esclarecedor.
MARCELI RODRIGUES FILARDI
Olá. Boa noite
Muito boa a matéria e mais ainda, esclarecedora.
Assisto aos seus programas na Sony mas infelizmente não consigo fazer as receitas em casa pois uma boa parte dos ingredientes não são tão fáceis de achar e ainda são um tanto caros como por ex. as farinhas de amêndoa. Seria formidável se houvesse substitutos a altura.
Tenho muita dificuldade de perder peso depois que entrei precocemente na menopausa. Procuro ingerir quase nada de produtos com açúcar refinado mas como muitas frutas ao longo do dia. será esse o problema?
Luciane dos Santos Silva
Adorei o artigo , posso perceber que terei mudanças a fazer quando ao uso de adoçantes . Parabéns e obrigado por compartilhar seu conhecimento .
Amanda
Adorei o artigo! Muito explicativo e com embasamentos teóricos reais. Com certeza, o primeiro artigo que li de todos que pretendo ler. Obrigada por compartilhar seu conhecimento 🙂
Lorena
Olá, Flávio! Gostei bastante do seu artigo. Foi, com certeza, muito esclarecedor. Muito obrigada!
Só fiquei com dúvida a respeito do açúcar demerara. Qual é a sua opinião a respeito desse tipo de açúcar?
Gildete
Muito obrigada pelos esclarecimentos e pelas dicas.
Aline Miqueletto
Flávio, obrigada por compartilhar conosco este estudo tão rico, completo, detalhado e de fácil entendimento.
Parabéns pelo seu trabalho. Simplesmente perfeito.
Celia Ponciano de Freitas
Gostei muito do seu artigo, estou sempre procurando entender mais sobre alimentos e como combinar, não uso açúcar na minha casa, todos alimentos que são antinutrientes tenho tirado do nosso dia a dia portanto seus artigos me sastisfaz bastante, continue assim escrarecendo as pessoas a ter um vida saúdavel obrigada Flávio Passos.
Simone Larrubia Censi
MUITO BOM E ESCLARECEDOR ESTE TEXTO, ADOREI FLAVIO.
Simone Larrubia Censi
Muito bom e esclarecedor este texto adorei Flávio.
Aparecida Regina Tavares
Ótimo conteúdo. Aprendi muito, ainda mais por ser uma “formiga”.
Não sabia que o açúcar fazia tanto mal para saúde.
Vou mudar meus hábitos.
Obrigada .
José Valter Vieira
PARABÉNS PELO TRABALHO…Um verdadeiro Tratado!!!
Marcelo
Obrigado Flávio.
Eliane
Agora não tem mais jeito… fiquei fã! muito obrigada!
Fui conhecer seu site ( vou ler tudo que publica ) e lhe achei na programação do canal TV Sony,claro que também vou passar a assistir .
Você nos presta uma ajuda preciosa com os seus conhecimentos.
Mais uma vez, obrigada!
Fátima M. Menezes
Obrigada Flávio pelas informações valiosas! Você é realmente um estudioso no assunto e o melhor , passa de forma simples e convincente às pessoas. Amo seus artigos.
claudir Datsch
O mel puro é bom para ser usado por diabéticos
MARCO ANTONIO CARVALHO NEVES
EXCELENTE ESSE ARTIGO, FLÁVIO! AJUDOU-ME MUITO, A TOMAR CONSCIÊNCIA DOS PERIGOS DO AÇUCAR. ACHO HORRÍVEIS OS ADOÇANTES, MAS VOU COMEÇAR A EXPERIMENTAR ALGUNS DOS INDICADOS COMO MELHORES.
OBRIGADO!
Pollyana
Fantástico. Extremamente esclarecedor. Tirou todas as minhas dúvidas sobre o Xylitol e outros adoçantes. Eu moro no Sul da China, berço do Luo Han Guo, mas mesmo aqui é difícil de achá-lo em pó. Mas usa-se muito o gomo da fruta (que passa por um processo de ressecamento) para chás, e eu o uso muito pra receitas que vão líquidos ou outras reduções. Funciona!
Tenho uma pergunta sobre o Stevia. Me adaptei bem a ele, mesmo com o retrogosto, porque não uso muito, é só mesmo pra quebrar o amargo de bolos e outras receitas que pedem adoçante em pó ou cristalizado. Mas, outro dia li um artigo falando que a Stevia (a folha) era usada como contraceptivo, e como alguém que está buscando engravidar há um tempo, fiquei receosa. Busquei outros artigos no tema, mas não encontro. Isso procede?
Obrigada pelo blog,
Pollyana
Erica de Moura
Interessante o artigo. Não sabia que o xarope de agave era tão nocivo. Costumo usar açúcar de coco no bolo e demerara no chá. Testarei ainda o xilitol, acho o gosto da stévia muito ruim.
Maria Rita Cavichioli
Parabéns Flavio Passos, amo seus trabalhos, obrigada por passar informações para nossa saúde é muito importante seu trabalho, dentro do possível continue nos orientando!
Grande Abraço!
Sirley Jardim Lauar
Amei o artigo, esclarecei muitas dúvidas.
Francisca Sales de Araújo Anulino
Adorei ler o artigo. Me instruiu muito.Tanto que preciso ler outra vez. Estou tentando deixar de usar adoçante. Meu filho que mora comigo já deixou, mas eu ainda não me acostumei. Nas minhas receitas sem leite e sem glúten coloco sempre menos do que a que a receita pede. Vou tentar fazê-las sem açúcar.
Carlos Henrique de Resende
Parabéns pela clareza e fluidez de suas ponderações!
Edith Carvalho
Parabéns Flávio Passos !
Seu trabalho é admirável!
Gisela
Gratidão Flávio, muito esclarecedor. Alguns adoçantes naturais eu nem conhecia, mesmo lendo bastante sobre opções saudáveis.
Anete Nunes Tavares de Souza
Obrigada Flávio por compartilhar, muito esclarecedor. Abraços
Tamara
Ótimo artigo !! Obrigada pelas informações tão precisas. Gostaria de saber se tens mais informações quanto ao “vício” por açúcar, eu tenho muita força de vontade, porém eu consigo manter um consumo mais adequado durante um tempo e depois tenho aquela “recaída”. O Açúcar é o vilão na minha vida e está bem difícil de lidar com isso…Ou estou ficando louca, hahaha. Abraços
José antonio soares
Gostei muito e devemos continuar aprendendo , tenho lido muito sobre vc amigo , espero continuar com sés conselhos e cursos , muito obrigado e vamos continuar falando , abraço a vc e equipe parabéns ,
Mara
Muito obrigada Flavio!
Vilmar
Flávio,
Excelente artigo. Você comentou sobre a tapioca no e-mail, contudo não a encontrei por aqui. Eu achando que substituindo o pão pela tapioca estaria trazendo algum benefício… mas posso simplesmente retirará-la de minha crepitosa matinal com manteiga de amendoim.
Poderia nos explicar melhor sobre o índice glicêmico da tapioca?
Obrigado
Fabiane
Muito esclarecedor. Grata pelo conhecimento passado.
Viviane
Parabéns pelo artigo! A extração do Xilitol é o mesmo do Eritritol? As fontes podem ser as mesmas também?
Talita Lopes
Obrigada pela explicação tão detalhada sobre os adoçantes e açúcares disponíveis no mercado, me ajudou muito assim que comecei a fazer uma dieta e jejum intermitente .
Luc
Olá
Acabei de descobrir que estou com má absorção de frutose. Sou uma pessoa magra, e sempre fui normoglicêmica. Qual dos açucares seria mais indicado para eu adoçar café e chás?
GIRLENE
É EXTREMAMENTE IMPORTANTE O CONHECIMENTO ADQUIRIDO ATRAVÉS DA SUA BONDADE EM DIVIDIR SUAS EXPERIÊNCIAS COM TODOS OS INTERESSADOS EM UMA VIDA SAUDÁVEL. AMEI.
Liziê Sá
Parabéns! Pelo excelente artigo..muito esclarecedor….obrigada por disponibilizar um assunto que irá ajudar inúmeras pessoas a buscar hábitos saudaveis. Deus o abençoe infinitamente. Flávio Passos
Adriano Lima
Olá Flavio! Parabéns pelo artigo e pelo trabalho que desenvolve. Fiquei com uma dúvida em relação aos sucos de fruta. Sempre corto as frutas em cubinhos e separo em porções para posteriormente batê-las no liquidificador com água apenas. Sei que se ingerice a fruta seria mais nutritivo, mas o que sugere neste caso? Qual a diferença em adicionar a água? Desde já agradeço a atenção. Obrigado!
Daniely Rocha
Flávio você é D +! Por incrível que pareça não gosto de açúcar, mas no cafezinho eu não abro mão de uma leve adocicada, uso o DEMERARA. Achava que estava fazendo uma boa escolha. Pelo visto tem opções bem melhores e mais saudáveis. Gostaria muito de ter a oportunidade de conversar com você sobre Gordura no Fígado, meu exame acusou mas o Endocrino pediu para fazer dieta e atividade física , manter a cápsula de Omega 3 e uma colher de Óleo de Coco e cortar o álcool. Já o Cardiologista receitou medicação para tratamento! A Nutri mandou cortar o Omega 3 e o óleo de coco! Já a Orto, liberou o consumo! Gente sinceramente não sei o que fazer, procurei vários profissionais para uma orientação e cada um diz uma coisa, em quem confiar? O que seguir? Estou completamente perdida sobre o consumo dos itens citados. Pode me ajudar? Please Flavio, preciso de ajuda!!!! Bjks e parabéns pela sua matéria .
Raiza Pimenta
Flavio, obrigada pelo artigo.
Tenho uma dúvida, o xylitol pode ser aquecido, por exemplo, podemos fazer um bolo com ele sem perder suas propriedades?
Obrigada!
Pollyanna
Estou simplesmente apaixonado na por vc, Flávio. Amo pessoas estudiosas, dedicadas, éticas e generosas. Vc resume isso.
Obrigada por dividir tanto.
Estou economizando para logo fazer seu curso.
Um gde abraço
Mariana Maia
Olá Flávio, muito esclarecedor esse artigo mas gostaria de saber sua opinião sobre o açúcar demerara, obrigado 🙂
Vanderson Ferreira
Nossa, minha luta tem sido grande para vender o açucar. Amo doces, principalmente depois das principais refeições, mas esse ano eu consigo criar um novo hábito! Não vou desistir. Obrigado pelas informações.
FERNANDA
Nunca havia lido uma matéria tão completa e tão esclarecedora sobre este tema. Parabéns pela pesquisa e por compartilhar conosco um assunto tão precioso e fundamental para as nossas saúdes.
Obrigada!
Evelyn
Muito esclarecedor, como sempre são seus artigos e tudo que publica… Parabéns por se aprofundar em conhecer esse universo da nutrição e nos ajudar ao compartilhar algo sintetizado e prático! Aprendo muito com vc Flávio! Que Deus o abençoe com muito mais conhecimento e humildade para ajudar muitas e muitas pessoas mundo afora!
Recentemente comecei a usar o xilitol e adorei!
Elisabete
Olá, não encontro nenhum artigo científico sobre o açúcar de coco. Em que são baseadas as informações utilizadas?
Sátiro
Muito bom o artigo. Estou testando algumas indicações suas como óleo de coco e ghee no café. Também estou ingerindo o magnésio com aminoácidos. Estou dormindo muito melhor depois de tomar uma cápsula de magnésio umas duas horas depois de dormir. O sono está sendo profundo e com sonhos.
Muito obrigado.
Alessandra Nóbrega
Cada vez mais encantada com o seu trabalho e com a sua coerência! Parabéns!
Jefferson Neves
Sensacional esse artigo! Tenho certeza que seu curso vai ser um divisor de águas na vida de milhares de pessoas Flavio.
Danila Fernanda Ruy Pacheco
Parabéns pela matéria eu assim como a Maria Gislene também utilizo o demerara e gostaria de saber sobre ele.
Muito obrigada!!!!
MARIA GISLENE
Digo: Demerara*
MARIA GISLENE
Flávio, parabéns pela excelente contribuição de informações esclarecedoras que seus artigos nos oferecem. Neste artigo não foi mencionado o açúcar demorara. Tenho utilizado este em algumas receitas…. você pode me falar um pouco sobre esta versão de açúcar, mesmo sendo utilizado de forma comedida. Grata pela atenção e mais sucesso para os seus projetos.
Adriana Clementino
Flávio, muito obrigada por esse artigo e pelo trabalho que você vem realizando. Você tem uma forma muito doce (e ao mesmo tempo, certeira) de quebrar paradigmas tão difíceis de serem quebrados como os da alimentação. E esse texto acabou de trincar um super paradigma que eu tinha como certo. Já reduzi muito o meu consumo de açúcar. Mas confesso que fiquei chocada com as informações que li relacionadas às frutas. Sempre achei que consumir uma grande quantidade de frutas era muito saudável e que os sucos seriam um problema apenas para os diabéticos, mas agora confesso que fiquei “desnorteada”. Agradeço o seu alerta. Vou passar a observar a resposta do meu corpo após o consumo principalmente de sucos.
Mas, existe alguma forma de tornar a digestão dos sucos (e frutas em geral) mais lenta? Algo que possamos adicionar neles (castanhas, sementes, etc)?
Ana Maria Rodda
OI Flavio, fiquei contente com todas essas informações. Confesso que estava usando o xarope de agave achando ser super saudável… nossa, foi um susto. Não imaginava ser tão ruim como o açúcar comum. Assim como a frutose, mudei inclusive de adoçante por achar que era melhor que os demais. Muito legal, e adoro seus programas e suas receitas. Parabéns!!
Neidilene
Esclarecedor, sucinto, muito bom! Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco!
Flavio Passos
E eu agradeço a sua leitura Neidilene!
Luciane
Gostei muito dessa materia. Muita esclarecedora.
Anderson
Excelente artigo, diferente de muitos que existem mas informal mal as pessoas. Já sou adepto do vegetarianismo e aprecio o açúcar mascavo e mel moderadamente. O açúcar de coco parece uma opção interessante.
Grato, sempre grato.
Flavio Passos
Obrigado Anderson!
Alice
Adorei o artigo, principalmente por saber que o agave se compara ao xarope de milho.
Eu cultivo o Kefir e já notei diferença usando o açúcar demerara e o mascavo. Há tempos penso se poderia usar o mel, mas nunca encontrei nenhuma fonte informando se isso é possível. Você poderia dizer se qualquer fonte de glicose seria adequada ou qual seria a mais indicada?
Fabio
Flavio, é uma pena que nem todas as pessoas possam ter acesso aos adoçantes mais saudáveis e nutritivos, como o açúcar de coco e a stevia, que são bem mais caros que os adoçantes vilões!
A lógica da indústria alimentícia é cruel conosco. E você é maravilhoso ao abrir nossos olhos e nos levar aos caminhos mais acertados e felizes, com comida de verdade e o real prazer dos alimentos.
Muito obrigado pelo grande conhecimento teu que compartilha conosco em seu website, em seu programa televisivo, seus vídeos e em seus textos. Enriquecedor!
Amei o texto igualmente como todos as demais produções que nos envia.
Flavio Passos
Fico muito feliz por suas palavras Fabio! Agradeço a leitura e confiança em meu trabalho!
Carla Fiorini Alves
Ótima informação!! Traz um assunto geral de açúcares e adoçantes informando de maneira simples todos os benefícios e malefícios perante embasamentos científicos, onde profissionais da saúde e pacientes tem fácil entendimento.
Flavio Passos
Obrigado Carla!
Cris Colucci
Sempre que posso faço algumas leituras sobre o seu trabalho. É bastante esclarecedor. Parabéns! Também adoraria ler algo a respeito dos óleos para cozinhar… 😉
Flavio Passos
Obrigado Cris! Sobre óleos, há um artigo aqui no site mesmo, que traz informações interessantes sobre o que deseja saber. Sugiro que leia-o:
http://flaviopassos.com/oleo-de-canola-sera-que-e-saudavel-mesmo/
Fabia Cristina de Barros
Excelente matéria Flávio! Muito esclarecedor e rica em detalhes!
Gostaria de saber sua opinião quanto comer ou não frutas já que a maioria tem alto índice glicêmico e além disso deixam a gente com muita fome! O livro do Dave Spray fala que frutas só como sobremesa! O que vc acha?
Flavio Passos
Frutas devem ser consumidas sempre com moderação.
Sandra
Adorei o artigo, Flávio! Esclarecedor! Realmente estava enganada achando que por ser natural poderia consumir mel e frutas à vontade, mas graças a esse artigo farei escolhas melhores para inha saúde! Obrigada!
Liduina Maia Rodrigues
Obrigada Flávio! suas informações nos enriquece.
Meuri V. Rodrigues
Magnifico, simplismente magnifico! Parabéns pela nela contribuição para a sociedade!
Flavio Passos
Obrigado pelas palavras Meuri!
Carlos
Olá.
Acabo de ler um artigo do Dave Asprey, detonando o açúcar de coco.
Será que é verdade tudo que ele escreveu sobre isso?
https://www.bulletproofexec.com/5-not-so-sweet-facts-about-coconut-sugar/
Muito Obrigado
Flavio Passos
Sobre o açúcar de coco recomendo, assim como para todas as opções mais saudáveis, moderação. Mesmo sendo um açúcar puro, de composição nutricional superior à de qualquer outro adoçante, sem aditivos químicos na produção e com baixo índice glicêmico, não deve ser entendido como algo a ser consumido livremente. O ideal é que apreciemos o sabor natural dos alimentos.
Larissa
Parabéns pelo artigo Flávio! Uma dúvida, posso usar a Pura Stevia em receitas que vão ao forno? Ex.: Bolos, etc? Muito obrigada!
Flavio Passos
Sim Larissa!
Bianca M. Almeida
Excelente matéria!!!
Obrigada por estas informações tão importantes!!
Márcia Lúcia
Excelente artigo, assim como todos o vídeos e textos que vc publica. Muito obrigada!
Flavio Passos
Obrigado Márcia! 🙂
Carlos
Olá, Gostei bastante do artigo, bem esclarecedor.
E quanto a Maltodxtrina? Afinal ela tem alto ou baixo indice glicêmico? E o que ela é?
Pergunto isso pois muitos adoçantes e produtos diets tem este ingrediente.
Na duvida, não como nada que tenha isso.
Obrigado
Flavio Passos
Olá Carlos! Maltodextrina é um recurso adoçante de alto índice glicêmico. Portanto, não recomendo.
Tallita Sanny Santos
Carlos, a malto tem alto índice glicêmico.
Douglas
LINDO ARTIGO, Flavião!!!
Muita gratidão por esta e por todas as inclusões positivas em minha vida!
DOCE saudade!!! ??
Caroline Libardi
Que maravilha de matéria Flávio, sempre tive muitas dúvidas sobre esse assunto. Confio muito em seu trabalho. Ainda estou em processo de adaptação, e muito feliz de ter acesso a conteúdos tão relevantes para uma vida mais saudável. Gratidão pelo empenho e carinho ao partilhar seus estudos.
Caroline Libardi
Flavio Passos
Obrigado pela confiança Caroline!
ariana carvalho vilela
Obrigada pelas informações! Admiro o seu trabalho e adoro os seus produtos. Acho você sensato, sem extremismos. Continue nos informando de como nos alimentarmos da melhor forma, grata
Flavio Passos
Obrigado Ariana!
Thays
Muito interessante, adoro seu trabalho que conheci atravez de um amigo que deve conhecer por sinal o Douglas Valente, é muito bom saber que alguém divulga de forma clara e objetiva ajudando ha muitos ! Muita Luz em seu caminho!!!!
Flavio Passos
Obrigado Thays!
lucas
Obrigado pelo artigo e pelas informações prestadas!
Ana Lúcia
Parabéns pela matéria! Sua luz envolve a todos e seu carinho nos contagia.Grande Abraço.
Flavio Passos
Agradeço pelas palavras e fico feliz que tenha gostado do artigo Ana Lucia!
Daniel Martins
Ótimo artigo, bem completo, Flávio, parabéns! Gostaria de saber como compara o benefício/malefício de adoçar shakes por exemplo com frutas secas ou muito doces, como banana e manga. É melhor que o mel por exemplo?
Maria Helena Melo
Excelente artigo! Gratidão pela partilha de conhecimentos!
Flavio Passos
Gratidão pela sua leitura e pelo comentário! 🙂
Antomiria santana
Um texto de leitura clara e simples. A forma direta como você escreve me agenda bastante. Obrigada por compartilhar um assunto tão necessário ao nosso dia, teu trabalho é maravilhoso.
Flavio Passos
Obrigado! Fico feliz por ter gostado do artigo e por acompanhar meu trabalho!
catia
maravilhoso este artigo. muito esclarecedor! parabens! moro aqui em porto alegre/rs e não encontro o xilitol. onde posso comprar com seguranca?
Renata
Flavio
Simplesmente excelente!
Sinto “necessidade” de doces….precisava de ler tudo isso para realmente entender e parar com esse mau costume.
Sou uma mega fã do seu trabajo.
Parabéns!
Abraços
Ana Lima
Amei as explicações, vou seguindo as suas orientações pois tenho certeza de manter a boa saúde.
Abraço
Ana Lima.
Flavio Passos
Agradeço a confiança Ana!
Renata
Olá Flávio, acompanhamos de perto seu trabalho ! Somos muito fãs do importante trabalho que faz sobre a busca de uma vida mais saudável!! Somos usuárias de xylitol na produção de bolos para pessoas com restrições aos acúcares tradicionais.
Tenho duvidas de quais destes açucares xilitol ou stevia possuei melhor resultado – sabor / caloria / ig. E quais os mais recomendados para os diabéticos?
Outra dúvida, usamos agave para a elaboração dos nossos doces veganos – qual a melhor opção para substitui-lo?!
O agave é realmente nocivo?!
Agradeço seus comentários e sugestões!
Flavio Passos
Olá Renata! Minha sugestão é uma combinação de Xilitol/Stevia. Assim, você terá o melhor dos dois. Quanto ao xarope de agave, não é um alimento seguro e deve ser evitado sempre.
Mayana Azevedo
Apenas agradecer pelo artigo. Muito esclarecedor. Mas não falastes nada sobre o demerara. Por quê?
Adriana Gomes
Obrigada pelo excelente artigo Flavio! Adorei!
Carolin von Siegert
Oi Flávio! Obrigada pelo artigo! Cada dia mais e mais eu vejo resultados no meu corpo, minha pele e meu estado emocional ao experimentar todas essas verdades que voce nos revela em seus artigos!! Queria saber o que seria moderaçao do acucar de coco?! 2 cl de sopa por dia? Mais? Menos? Poderia me dar uma referencia de moderacao? 🙂 obrigada mais uma vez por compartilhar esse seu conhecimento!
Flavio Passos
Sempre o mínimo possível Carolin! Quanto menos, melhor!
Maria Lucia Salazar
Parabéns pela matéria importantíssima, Flávio! Compartilharei com toda a família e colegas de trabalho.
Maria Lucia Salazar
Flavio Passos
Obrigado Maria Lucia! Fico feliz que indique o artigo para outras pessoas! 🙂
Eliz
Flavio, Parabéns pelo trabalho maravilhoso que realiza!
Sempre informando te forma simples e com exemplos práticos!
Tenho algumas dúvidas em relação às frutas secas, eu quando sinto vontades de um doce como um figo seco, damasco, tâmaras, uva passas, pequenas porções! O que você tem a dizer destas frutas?
Flavio Passos
Obrigado Eliz! Sobre as frutas secas depende do que é acrescentado no processo que envolve desde a desidratação até a embalagem. Em alguns casos pode ocorrer adição de açúcares, o que não é bom. Se não houver açúcares artificiais adicionados, permanece o mesmo critério que devemos ter com as frutas frescas: cautela nas porções.
Valquiria
Adorei os esclarecimentos, texto muito bom, obrigada, espero por mais sobre outros alimentos.
iza reis
Show!!! Por isso compro quase toda linha sua Flavio. Abs
Iza
Flavio Passos
Obrigado Iza!
Jussara Beatriz Sabbi
Valeu Flávio! Seu excelente artigo ‘adoce-mas-não-adoeça’, que resulta de ampla pesquisa…
É uma aula de saúde pra todos nós. Obrigada!
Abraço, Jussara
Flavio Passos
Obrigado Jussara!
Neusa s.
Muito bom , esclarecedor e de fácil compreensão. Parabéns e obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Telma
O bom é saber que temos opções saudáveis para uma dieta mais equilibrada, é só saber usar, obrigada.
Selma
Obrigada por compartilhar seu conhecimento Flavio! É incrivel perceber como meu humor, minha disposição e minha concentração mudaram qdo comecei a reduzir o consumo de açúcar, que já era pouco. Realmente muito do que somos tem total ligação com o que comemos! Sou psicoterapeuta e percebo problemas de percepcao negativa do mundo associadas à dietas de meus pacientes! Tenho conversado muito sobre isso com eles e orientado que procurem esclarecimento e conhecimento sobre os alimentos! Parece incrivel não é? Mas é a mais pura realidade! Está tudo interligado! Mente, alimentação, espiritualidade… Assunto que nao finda e me encanta! Abraços
Flavio Passos
Sim Selma, está tudo interligado e a alimentação correta faz tudo isso funcionar em equilíbrio. Agradeço a leitura!
Renata Queiroz
Gostei muito! Parabéns por se preocupar com a saúde da população! Pena que a industria só pensa em lucros! Ultimamente tenho lido muito sobre nossa alimentação e realmente, aprendemos tudo errado! Por isso que engordamos com tanta facilidade! A modernidade e a tecnologia tem nos deixado muito sedentários e a má alimentação, tornando-nos doentes! Tomara que as pessoas possam ter acesso a essas informações e como abelhinhas, passarem de uma a uma as boas informações! Se cada um repassar um pouco do que está aprendendo, logo muitos terão essas preciosas informações! Li algum artigo sobre a sucralose. Foi um tese na Unicamp que explica o dano quando se aquece, principalmente em cafés e chás. Abraços e continue dando essas informações à população!
Flavio Passos
Obrigado!
Flavia
Amei o artigo. Parabéns! Obrigada pelas informações
Marcia
Artigo muito esclarecedor . Devemos usar sempre de bom senso com nossa alimentação . Podemos escolher a saúde natural e ter qualidade de vida sempre . Adorei
Angel Ferreira
Amei o artigo, bem atualizado!!
Tb tenho minhas reservas quanto ao xilitol.
Mas, achei extremamente esclarecedor, parabéns!!
Flavio Passos
Obrigado!
Wesla
Texto excelente! Muito esclarecedor! Parabéns!
Flavio Passos
Fico feliz que tenha gostado!
Camila
Muuuito bom!!
Bruna Lara
Excelente artigo!
Joeli
Adorei!!!!!!
Muito esclarecedor, obrigada!
Fernanda
Parabéns pela materia! Senti falta de mencionar o mel de melato, uma das preciosidades que temos em nosso país. Ele tem um índice glicêmico menor e um valor nutracêutico maior. Os alemães sabem bem disso, por isso, este mel, é praticamente todo exportado.
NATHANA
Maravilhoso artigo ! A 1 semana assisti seu programa e estou muito interessada em seus conhecimentos, ja sou adepta a vida saudável, mas com um esclarecimento tão preciso fico segura de ir nesse caminho ! Parabéns e obrigada
Leonídia Fátima Rodrigues Santos de Oliveira
Flávio, obrigada por compartilhar seus estudos para melhorar o nivel de conscientização de todos que buscam Vida Saudável! Bom mesmo seu Artigo!! Esclarecedor e PONTO
Fabiana
Artigo muito bom! Adorei!
Bruna
Excelente artigo Flávio, esclareceu muitas dúvidas sobre adoçantes. Parabéns mais uma vez pelo excelente trabalho, tem me ajudado muito a me alimentar melhor! Sucesso
Janon
Um dos melhores e mais completo artigo sobre o açúcar que vi ultimamente. Esclarecedor! Obrigado e parabéns!!
Stela Costa
Obrigada! Adorei.
Flavio Passos
Que bom que gostou Stela!
Dayse Gonçalves Pereira
Oi, Flávio, tudo bem?
Gratidão por se importar e disponibilizar conteúdo đe tanto valor. Até então eu tinha o agave e a sucralose como adoçantes inofensivos, só superados pelo Stevia. Abraço.
Flavio Passos
Obrigado pelo comentário Dayse! Que bom que transmiti a você informações importantes para que faça as escolhas mais adequadas para sua saúde! 🙂
Andrea de Oliveira Vasques
Ola Flávio!
Conheci seu trabalho através do programa Eduk. Adorei o curso e aprendi muito. Antes de te conhecer achava que tinha uma alimentação saudável… Você abriu meus olhos . Mudei muito minha alimentação e procuro passar isso para minha família e amigos. Muito obrigada pelos seus ensinamentos.
Flavio Passos
Que bom receber um comentário como o seu Andrea! Fico muito feliz por saber que contribuí positivamente para a melhora da sua alimentação e de sua família!
Elise
Obrigada por dividir conosco este artigo detalhado e esclarecedor. Deixei de consumir o Agave graças a sua orientação, mas confesso q. o Xilitol ainda me deixa um pouco em dúvida, questiono o processo de refinamento/branqueamento, assim como a Stevia e os adoçantes em geral…
Parabéns e gratidão pelo seu trabalho incrível e inspirador.
Abs!
Flavio Passos
Obrigado pelo respeito e inspiração! 🙂
Marcia
Flavio, artigo completo porque esclarecedor. Obrigado. Seu estudo incansável e capacidade de transmitir conhecimento sobre saúde e bem estar humano faz de vc. uma referência atual. Seria importante conseguir publicar em revista especializada, mas não sei se a pressão da indústria do açucar permitirá. O mais incrível é que além de conhecimento vc. nos entrega produtos incríveis, de alta qualidade. Gratidão.
Flavio Passos
Obrigado pelo respeito e reconhecimento Marcia! Fico feliz por perceber, através das suas palavras, que meu trabalho contribui para a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas!
Iracema Nascimento Pereira
Excelente artigo! Parabéns Flávio! Vc. sempre preocupado com a nossa saúde.Obrigada.
Abs,
Iracema.
Flavio Passos
Obrigado pelas palavras tão gentis Iracema! 🙂
Iracema Nascimento Pereira
Excelente artigo!
Adorei Flávio! Vc. como sempre, preocupado com a saúde de todos nós.Obrigada.
Abs,
Iracema.
ligia
Agradecendo informacoes ….gostaria de saber mais sobre xilitol!
Flavio Passos
Eu que agradeço a sua leitura Ligia!
Olinda
Ótimo artigo! Veio no momento certo para mim. Quanto ao xilitol, pesquisas recentes têm demonstrado que ele pode ser benéfico para a saúde oral, mas não tem se mostrado seguro para o consumo em grandes quantidades. Portanto, parcimônia sempre!
Flavio Passos
Obrigado Olinda! De fato, para tudo o que consumirmos devemos ter parcimônia sempre!
Maria das Graças Maia Botelho
Olá, Flávio! Há pouco tempo, através de sua postagem no facebook, tomei cohecimento do seu trabalho. Fiquei muito interessada, li, reli, assisti a alguns vídeos e compreendi porque há 10 anos eu não paro de engordar. Um tiquinho de comida, academia e nada. Há uma semana estou seguindo suas orientações na dieta low carb (pausa para 3 torradinhas no café da manhã, rsrsrs, mas logo superarei) Em uma semana perdi 2 kg, que para mim é a glória ver o ponteiro da balança mudando para menor peso. Tenho 63 anos, 1,56m de alltura e peso incríveis 86 Kg . Sei que se não perder peso morrerei. Obrigada! Você é para mim a luz no fim do túnel.
Deus lhe abençoe!
Flavio Passos
Que bom receber um comentário como o seu Maria das Graças! Pessoas como você me estimulam a compartilhar cada vez mais conhecimento e incentivo para que a saúde seja conquistada plenamente! Fico muito feliz por saber que contribuo para melhora nos seus hábitos alimentares e qualidade de vida! Conte com meu apoio!
Tatiane Pereira Tavares
Muito bom tirei todas as minhas dúvidas sobre açúcar. Obrigada
Flavio Passos
Eu que agradeço pela sua leitura Tatiane!
Maria das Gracas Mendes de Souza
Ouvi uma palestra de um phd em nutrição que falou que a stévia deprime o sistema endócrino. Pesquisei na internet e confirmei a informação. Por que a recomendação?
Flavio Passos
Olá Maria das Graças! Acredito que qualquer recurso para adoçar tem seu preço em relação à saúde. O ideal é não adoçar os alimentos e habituar-se ao sabor natural que eles possuem. Como isso ainda é muito difícil para algumas pessoas, sugiro a Stevia que é, a meu ver, uma das opções que tem menor impacto se comparada ao açúcar, seja ele qual for.
Silvana
Obrigada Flávio, por toda informação, fiquei surpresa ao saber sobre o xarope de Agave!
Flavio Passos
Fico feliz por saber que gostou Silvana! Agora você pode fazer escolhas mais adequadas ao que sua saúde precisa! 🙂
SONIA
PARABENS
Flavio Passos
Obrigado Sonia!
Beth
Obrigada pela generosidade em compartilhar tanto conhecimento util.Abç
Flavio Passos
Obrigado pelas palavras e pela leitura Beth!
Beth
Muito obrigada pela sua dedicação e por partilhar tanto conhecimento util.
Flavio Passos
Que bom que gostou Beth!
Desirée Oreggia
Adorei seu artigo muito didático e esclarecedor!! Obrigado por disponibilizá-lo!! Abraço.
Flavio Passos
Eu que agradeço a sua leitura Desirée! 🙂
Silvio Roberto
Muito bom o estudo. Cada vez mais vemos o quanto a alimentação moderna é danificadora do nosso organismo.
Flavio Passos
Obrigado Silvio! Realmente, quanto mais nos distanciamos do que a natureza nos oferece, mais comprometemos a nossa saúde!
isabel
Vivendo e aprendendo, muito interessante e completa essa sua pesquisa. Admiro muito seu trabalho, essa atitude ajuda muita gente a se orientar melhor. Parabéns
Flavio Passos
Fico feliz que tenha gostado Isabel! Obrigado pela admiração e por confiar no que oriento!
Elma
Muito bom. Agradecida por compartilhar conhecimento.
Flavio Passos
E eu agradeço a sua leitura Elma! 🙂
Rosana
Parabéns pelo conteudo apresentado. Isso so nos ajuda a melhorar nossa alimentação .
Flavio Passos
Obrigado Rosana! Meu propósito é exatamente oferecer informações que possibilitem escolhas melhores! Bom saber que gostou!
Patrícia Teixeira Oliveira Piornedo
Parabéns!!! Muito explicativo e de grande importância para nossa saúde. Obrigada!!!
Flavio Passos
Obrigado Patrícia!
Luzia PB Almeida
Parabéns pelo artigo excelente!!! Sou sua fã e comecei a optar por alimentos mais saudáveis após conhecer seu programa na TV.
Flavio Passos
Obrigado Luzia! Fico muito feliz por saber que contribuí para que você fizesse mudanças positivas em seus hábitos alimentares!
Suely
Ótimo artigo sobre os tipos de açúcares, quanto mais natural o alimento é, mais saudável terá. Apaixonei! Falta apaixonar a vida mais vezes, não é? Obrigada por compartilhar a matéria riquíssima para nós! Abraços
Flavio Passos
Que bom que gostou Suely! Realmente, quanto mais natural o alimento, melhor!
Eugene Ivashkievich
Flavio,
Adorei! Agradeço pelo compartilhamento de tao importante e saudável conhecimento.
Flavio Passos
Eu que agradeço Eugene! Obrigado pela leitura e comentário!
Alessandra
Oi Flávio!
Ainda fico com a pulga atrás da orelha em relação ao xilitol. Como é pra vc o fato de usarem catalizador metálico no seu processo químico de fabricação? Vc saberia me dizer se já estão usando o processo biotecnológico, que no caso não envolve o catalisador metálico? Grata! abçs
Flavio Passos
Olá Alessandra! Existem empresas que usam diferentes métodos. Existe o xilitol de milho transgênico e existe o xilitol que vem de Burcht, que é o original feito na Europa. Este é o tipo que recomendo pois não utiliza catalisador metálico. 🙂
Márcia
Parabéns e muito obrigada pelo trabalho maravilhoso. Quando temos informação e conhecimento, errar ou acertar, só depende de nós.
Beijos
Flavio Passos
Exatamente Márcia! Obrigado!
Leci Mariano Botelho
Muito bom o artigo.
Flavio Passos
Obrigado Leci!
Silvianne
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos e pesquisas. Muito esclarecedor o artigo.
Flavio Passos
Fico feliz que tenha gostado Silvianne!
Lorena
Sensacional!
Artigo muito bem escrito e de fácil entendimento!
Obrigada por compartilhar as informações!
Obs: Já fiz compras no pura vida, mas não encontrei puro xilitol, está em falta?
Flavio Passos
Obrigado pela leitura Lorena! Atualmente disponibilizamos na Puravida a Stevia, nas versões Clear e Vanilla (com extrato natural de baunilha).
Paola
Parabéns Flávio! Muito bom!
Beijos
Paola
Flavio Passos
Obrigado Paola!
Paola
Parabéns Flávio! Muito bom! Beijos
Flavio Passos
Obrigado Paola!
Berenice
Flávio, parabéns pelo artigo. Uma leitura de fácil compreensão, diante de tantas informações que temos nos vários meios de comunicação. Iniciei a alguns meses uma reeducação alimentar, visto que minha família tem vários casos de diabetes tipo 2, inclusive com câncer de pâncreas, que levou a morte de minha mãe de maneira precoce. O seu trabalho é maravilhoso e tem me esclarecido muito a respeito de alimentação saudável. Mais uma vez, parabéns.
Flavio Passos
Obrigado Berenice! Que bom que está no caminho de mudanças alimentares positivas, buscando opções que potencializem sua saúde! Fico feliz por poder contribuir para este processo!
Faustino
Flávio, excelente artigo. Muito completo e, bem referenciado no que diz respeito a bibliografia de referência e suporte cientifico. Abraço
Flavio Passos
Agradeço pelas palavras Faustino! Busco oferecer informações embasadas nos mais atuais estudos e publicações da ciência, compartilhando as fontes para que cada vez mais pessoas possam ter acesso a informações corretas.
Marcia
Sensacional! Parabéns pela qualidade das informações e obrigada pela publicação.
Flavio Passos
Obrigado Marcia!
Kenier
Ótimo artigo! Acho que o mais completo e de fácil compreensão que já li até o momento. Realmente muito esclarecedor!
Flavio Passos
Agradeço pela leitura e pelas palavras Kenier! Fico feliz por ter lhe oferecido informações esclarecedoras!
Zuleica
Obrigada pelas informações!!!! Parabéns!!!!?????
Flavio Passos
Obrigado Zuleica!
André Garcia
Artigo excelente e completo! Obrigado!
Flavio Passos
Eu que agradeço a sua leitura André!
Daniella frojuello
Obrigada pelas informações! Excelente e muito completo este artigo. Uma pergunta: o mel sem ferver não pode conter salmonela? Nossa! Fiquei com bastante medo do tal vilão… Quando estava grávida utilizei o agave, que na época diziam ser o mais saudável… e na verdade, sempre evitei o açúcar refinado. Hoje em dia, prefiro o demerara e o mel. Mas infelizmente, a realidade financeira no Brasil não me permite ter acesso a produtos de melhor qualidade como o açúcar de coco, nem ao óleo de coco, neste caso utilizo azeite de oliva extravirgem. Creio que a maioria das famílias têm esse mesmo problema. Os produtos de qualidade e mais saudáveis são impensáveis dentro da despensa de uma família de classe média com mais de dois indivíduos. Uma pena … São doces, mas com um custo bem salgado. Um abraço ao Flávio e a toda sua equipe pelo excelente trabalho de conscientização e esclarecimento.
Flavio Passos
Obrigado pelos elogios Daniella! Sobre ferver o mel, ele realmente não deve ser aquecido pois temperaturas superiores a 45° comprometem suas propriedades e benefícios. Mesmo sem ser fervido, ele não deve conter Salmonella, até porque ela geralmente é encontrada em ovos, leite e carnes. Mel de qualidade deve, via de regra, ser originalmente livre de contaminações. Sobre os custos de opções mais saudáveis para adoçar os alimentos, busque sempre escolher, entre o que lhe for acessível, aquelas opções que nutrem melhor e provocam menos danos ao funcionamento do seu corpo. 🙂
Michelle
Excelente artigo, parabéns pelas informações.
Flavio Passos
Fico feliz que tenha gostado Michelle!
Claudia
Flávio,
Parabéns! ótima matéria, por favor, você poderia explicar a ação do maltitol? Eu li em um artigo que embora aprovado pela Associação Brasileira de diabetes, ele eleva o índice glicêmico em 75%. Por outro lado, li vários artigos elogiando este adoçante, e dizendo que não causam pico de insulina, enfim, não sei em o que acreditar…
Sonia
Muito bom e esclarecedor, só faltou falar do açúcar demerara.
Flavio Passos
Obrigado pela leitura Sonia!
Geovane Paulo Hoelscher
Adorei! Seu site já está nos favoritos.
Flavio Passos
Obrigado Geovane!
Cintia
Adorei! Muito esclarecedor.
Uma dúvida, o xilitol pode ser usado por pessoas que não tem diabetes e/ou obesas?
Flavio Passos
Obrigado pelo comentário Cintia! Sobre sua pergunta: sim, o Xilitol pode ser usado também por pessoas que estão apenas em busca de reduzir a quantidade de açúcares em sua alimentação.
Vera Britto
Muito obrigada pelas informações, ja uso stévia a muitos anos, não conheço o xilitol, aqui em Salvador creio não ter no mercado. Vocês enviam via corrreio?
Flavio Passos
Vera oferecemos a Stevia, nas opções Clear (Pura Stevia) ou Vanilla (Pura Stevia + extrato natural de baunilha). 🙂
Ana Maura Martins
Muito bom e completo. Obrigada. Mas ainda fico com uma duvida. Endocrinos me falam que qualquel adocante manda a mensagem ao cerebro e o corpo acaba liberando a insulina de qualquer maneira. Isso acontece com a Stevia e o Xilitol? Quais sao os niveis seguros de consumo de xilitol, para que nao cause desconforto na digestao? Adoro seu trabalho, abs
Flavio Passos
Ana Maura obrigado pelo comentário e por acompanhar meu trabalho! Sobre o Xilitol, ele possui índice glicêmico bem baixo comparado a outras opções. Já a Stevia é possivelmente o mais natural adoçante sem carga glicêmica de todos. Em relação a níveis de consumo, quanto menos consumir, menor será a dependência em relação ao sabor doce e melhor para a saúde.
silvia
excelente artigo. obrigada.
brç
Flavio Passos
Eu que agradeço a leitura Silvia!
Tamara
Artigo muito rico em informações importantes. Deixo a dica de leitura: Sugar Blue
Flavio Passos
Obrigado pelo comentário e pela dica Tamara!
Elisabete
Sobre as frutas e o xilitol, ficou um ponto de interrogação. O que é na verdade o xilitol? É um produto de laboratório? continuo preferindo as frutas e cortar o açúcar. Achei muito interessante o artigo mas, não me convenci quanto ao xilitol.
Flavio Passos
Realmente, é geralmente melhor optar pelo que é natural (como as frutas) e reduzir ou mesmo eliminar o açúcar. Quanto ao xilitol, ele também tem origem vegetal e índice glicêmico bem baixo, além das características que foram indicadas no texto.
Meire
Matéria bem interessante. Gostaria que tivesse um maior esclarecimento sobre os adoçantes artificiais. Tipo: qual seria o “menos” prejudicial dentre tantos. Sucralose ?
Agradeço pela matéria que a mim foi enviada.
Abs
Flavio Passos
Os estudos feitos até hoje com a maior parte dos adoçantes são inconclusivos. A recomendação é evita-los, já que são artificiais e muito recentes na dieta humana. Pesquisas apontam fortes indícios que a sucralose, um dos adoçantes considerados saudáveis, afeta negativamente a flora intestinal podendo levar a diversos problemas. Diante disso, é sempre bom lembrar que quanto mais natural, melhor. Opte sempre pelo que mais se aproximar do que a natureza oferece como a Stevia e a Taumatina, por exemplo.
Airton Alder Bataglia
Excelente , muito esclarecedor ,obrigado.
Erika
Muito bom! Obrigada por compartilhar! !
Flavio Passos
🙂
ROSELI AL FARAH
Ótimo este artigo, muito esclarecedor. Me instruiu bastante.
Muita agradecida
Flavio Passos
Eu que agradeço a sua leitura e o comentário!
Valéria
Adorei o artigo, completo e revelador, muito útil!!!!! E veio bem a tempo, pois eu comecei a fazer uso do xarope de agave, pensando estar consumindo algo melhor…..
Obrigada!!!!
Flavio Passos
Que bom que pude lhe ajudar a fazer escolhas melhores para a sua saúde!
Débora Machado
Parabéns pelo artigo, Flávio! Bastante esclarecedor. Sou uma grande fã!
Sugiro para as pessoas que ainda estão muito (mal) acostumadas com o sabor mais doce, que comecem a diminuir gradativamente a quantidade de açúcar até que não seja mais preciso adoçar o cafezinho, o chá, o suco… Sentir o real sabor dos alimentos, descobrir no paladar se determinado alimento é mais ácido, se é adstringente, se tem um dulçor natural, um toque amargo… Isso é se alimentar.
Acho ainda que o açúcar, esse que utilizamos em casa no bolo feito com carinho, com ingredientes naturais, não é o vilão. O vilão é o açúcar adicionado nos “alimentos” feitos pela indústria. Aquele açúcar que está na lasanha congelada, no biscoito de pacote, nos refrigerantes e em uma infinidade de alimentos ultraprocessados.
Resumindo: podemos ingerir açúcar desde que seja com parcimônia, que seja do melhor tipo e, de preferência, que esteja em receitas que fazemos em casa.
Flavio Passos
Boa percepção Débora! Quando produzimos o que comemos é muito mais seguro pois temos poder de escolha sobre o que será utilizado. Quanto menos industrializado, melhor!
Dariana Alves
Noooossa, excelente e completo este artigo! Parabéns por nos disponibilizar seu conhecimento. Mas todos os dias tenho uma única dúvida. Vou explicar: Para tomar um copo do iogurte de kefir eu adoço com uma colher de geleia de morango feita por mim (1k de morango orgânico + 180gr de açúcar demerara). Já tentei o kefir sem adoçar e não consigo, mesmo eu trocando o leite de 12 em 12 horas, sinto bem ácido. E tem feito muito bem para o funcionamento diário do meu intestino, este probiótico. Mas minha consciência pesa toda vez q vou tomar o kefir adoçado, pois sei q tem açúcar, sendo q é o único doce (veneno) da geleia que consumo diariamente. Já tentei bater somente com a fruta e a acidez continua e assim desanimo a fazer o uso diário do kefir, mesmo sendo excelente para o meu intestino. Para q eu continue a tomar o Kefir adoçado, qual das substâncias acima que adoçam, que é menos prejudicial para a saúde, para eu acrescentar junto ao morangos ou fazer a geleia e claaaaro conseguir tomar o Kefir com prazer ? Tenho está dúvida sempre que coloco a primeira colher na boca.
Livia
Muito bom o artigo, estou amando!!!
Flavio Passos
Que bom Livia!
Laura Pereira Bueno Faro
Muito bom seu artigo, Flávio.
Objetivo e esclarecedor.
Obrigada.
Flavio Passos
Fico feliz que tenha gostado e obtido boas informações!
Gilcely
Excelente artigo, obrigada Flávio
Flavio Passos
Eu que agradeço a sua leitura Gilcely!
ROSANGELA
Ótimas informaçoes e esclarecedoras
Flavio Passos
Obrigado Rosangela!
Patricia
Uau! Que completo. Amei. Parabéns!!!
Flavio Passos
Que bom que gostou Patricia!
Lourdes Pacheco
Amei! Obrigado por compartilhar estes conhecimentos. Abs
Flavio Passos
Eu que agradeço a sua leitura Lourdes!
Daniela de Jesus Silva
Muito enriquecedor, obrigada Fábio por compartilhar tudo que aprendeu! Obrigada mesmo! Um forte abraço!
Andreia
Eritritol ou açúcar cristal orgânica ,qual menos agressiva?
Divina Fernandes
Muito esclarecedor! Grata pelas informações tão preciosas que sempre busquei e não tinha,mas agora sim ;posso me guiar!obrigada!
Maria Aparecida Pereira da
Amei…. adoce mas não adoeça… Obrigado por compartilhar conhecimentos Maravilhosos….
Henrique Roni Borne
Meu consumo de açúcares é o mascavo e o mel em pequenas doses. Pergunto, porque motivo consumir carboidratos a noite?
Fátima Caromano
Muito bom texto, excelente qualidade científica e de fácil compreensão. Amplo e focado na orientação alimentar.
Levantei do computador e substituí o açucareiro com açúcar demerara por outro com acúcar de coco.
Só faltou a recomendação para usar com parcimônia.
Muito obrigada.
Fátima
Lorinaldo pereira privado
Muito obrigado pelos edclarecimento tem sido muit proveitoso