5 BENEFÍCIOS SURPREENDENTES DA GHEE

A Ghee é essencialmente manteiga, mas com características próprias e algumas vantagens: apresenta um ponto de fumaça mais alto, um sabor mais rico e complexo e uma extensa durabilidade sem necessitar de refrigeração. É versátil, podendo ser usada em praticamente tudo, desde assados, refogados, cozimento em alta temperatura até no café ou no chá.

Este alimento valioso da Índia tem sido usado na culinária e na medicina ayurvédica há milhares de anos. Conheça mais sobre os benefícios da ghee e como ela se compara a outras gorduras de cozinha.

OS GRANDES BENEFÍCIOS DA GHEE

Ghee é a manteiga aquecida até que os sólidos do leite (resíduos de caseína e lactose) se separem do óleo e toda água evapore. O cozimento contínuo carameliza as partículas fazendo com que a gordura da manteiga adquira um sabor rico, amendoado. Os sólidos do leite são filtrados e o que resta é um óleo puro, dourado, repleto de benefícios.

1. ELEVADO PONTO DE FUMAÇA

A Ghee é altamente resistente ao calor e pode ser usada para cozinhar em temperaturas de até 250° C sem que isso altere sua estrutura, a manteiga já começa a se oxidar após os 176 ºC. 

Quando as gorduras são aquecidas além do ponto de fumaça, começam a queimar e os lipídios oxidam, o que significa que as ligações químicas são quebradas. Isso inicia uma reação em cadeia, gerando radicais livres que danificam as células e produtos finais de oxidação lipídica avançada, ou ALEs. Quando ingeridos, os ALEs passam do intestino para o sistema circulatório, e estudos mostram que induzem inflamação por todo o corpo.

2. ESTABILIDADE

Você não precisa refrigerar a Ghee, pode guardá-la na sua despensa e ela dura muito mais tempo do que a manteiga na geladeira. Manter um ou alguns potes de Ghee Grass-Fed em sua despensa significa que você sempre terá acesso a uma deliciosa e versátil gordura de cozinha.

3. GOSTO INCRÍVEL

A Ghee tem um sabor sutil e rico, graças à maneira como é feita. Os sólidos de leite caramelizados dão à gordura da manteiga notas aromáticas levemente amendoadas.

Em pratos e receitas diversas adiciona um toque delicioso, esteja você cozinhando, assando ou misturando a Ghee no seu chá ou café, para um bullet coffee.

4. DENSIDADE NUTRICIONAL

Quando se trata da qualidade dos laticínios, escolher produtos provenientes de vacas alimentadas com capim (grassfed) faz uma grande diferença para sua saúde e a saúde do planeta.

Em comparação com a manteiga de vacas alimentadas com grãos, a manteiga de vacas alimentada com capim e, por extensão, a ghee, tem uma melhor proporção de ácidos graxos ômega-3 e níveis mais altos de nutrientes benéficos como CLA e butirato.

O butirato, ou ácido butírico, é um ácido graxo de cadeia curta da fácil assimilação e um eficiente regulador do metabolismo, contribuindo para evitar ganho de peso, também é uma fonte excelente de energia para as células da mucosa intestinal, sendo muito benéfico para os intestinos.

5. VERSÁTIL

Você pode usar a ghee em praticamente qualquer preparação culinária com resultados deliciosos: cozinhar, assar, refogar… simplesmente utilize-a em qualquer situação em que utilizaria outros óleos (inclusive aqueles que não são saudáveis ​​como o óleo de soja, milho, canola e outros óleos vegetais).

GHEE e MANTEIGA CLARIFICADA: QUAL A DIFERENÇA?

Ambos começam com manteiga e calor. À medida que a manteiga derrete, eventualmente cerca de um quarto do volume será separado em sólidos do leite, e os três quartos restantes são deixados como gordura pura de manteiga. Essa gordura dourada é chamada de manteiga clarificada. Com base nessa definição, o ghee é manteiga clarificada – mas quando você aquece a manteiga clarificada um pouco mais, a água evapora e os sólidos do leite caramelizam. Essas etapas adicionais transformam manteiga clarificada em ghee.

Portanto, toda ghee é de certa forma manteiga clarificada, mas nem toda a manteiga clarificada pode ser chamada de ghee.

A ghee sempre foi extremamente valorizada por todas estas características, mas a apreciação de suas qualidades vai além da culinária, ela é considerada um elemento de grande potencial terapêutico dentro da tradição indiana e do ayurveda. 

É muito benéfica para os intestinos, utilizada como um elemento rejuvenescedor e um dos melhores veículos para a entrega de compostos medicinais, ou seja, cozinhar com a ghee, acrescentá-la em chás medicinais, refogar temperos e especiarias faz parte também de práticas terapêuticas e de cultivo da saúde e longevidade.

Leave a Reply