O Melhor Óleo da Natureza?

A era dos alimentos “light” acabou, e entrou para a história como um dos principais erros de interpretação no decorrer do desenvolvimento da ciência nutricional moderna.

Conforme os estudos clínicos e metanálises tem demonstrado nos últimos anos, gordura natural FAZ BEM e é essencial para a saúde, por uma série de motivos.

 


 

Dentre as diversas opções de gorduras naturais saudáveis podemos listar as melhores: oliva, abacate, coco, manteiga natural (ou ghee) e cacau, para listar as principais.

Os triglicerídeos de cadeia média (TCM) são uma classe especial de gorduras. Sua principal característica é a rapidez e facilidade de assimilação e conversão em energia.

Os TCM são um dos principais recursos para quem deseja trabalhar com uma nutrição cetogênica, ou seja, que gera energia a partir de gorduras naturais, e não de carboidratos (açúcares e amidos).

Os TCM podem ajudar a perder peso, diminuir o apetite, ativar o cérebro – e até mesmo intensificar seus treinos físicos.

Este artigo investiga o uso de TCM para tudo, desde a função cerebral até o desempenho de atletas. Discutiremos os diferentes tipos de TCM e como cada tipo pode melhorar o funcionamento do seu corpo. Vamos conhecer mais sobre esta incrível fonte de nutrição e energia?

 


 

Os TCM são um pouco diferentes de seus parentes próximos de cadeia mais curta e mais longa.

As moléculas de gordura são como ratos – corpos maiores com caudas finas. O comprimento de uma cauda de gordura determina grande parte de como esta se comporta em seu corpo.

Exemplo: C8 (ácido caprílico). O corpo está à direita, e a cauda de carbono-8 à esquerda.

Os TCM obtêm seu nome a partir das caudas de comprimento médio – qualquer tamanho entre 6 a 12 carbonos de comprimento. Existem quatro tipos de TCM: C6, C8, C10, e C12.

Em geral, quanto mais curto o comprimento da cauda, mais eficientemente os TCM se transformam em cetonas, uma poderosa e eficiente fonte de energia [1,2,3,4,5].

As cetonas colocam você em cetose, que é quando você queima gordura em vez de carboidratos para obter a maior parte de sua energia. As cetonas são uma fonte limpa de combustível para a queima de gorduras. Diferentes TCM se transformam em cetonas a taxas diferentes:

 

C6 (ácido capróico)

O C6 é o TCM mais curto. Você o converte em cetonas mais rapidamente do que suas contrapartes mais longas.

Seu nome químico, ácido capróico, vem de “capra”, pois tem um odor característico que lembra o cheiro de cabra. Os próximos TCM nesta lista compartilham o mesmo nome de origem, mas seu “aroma” de cabra pode ser eliminado através do processamento (artificial com solventes, o mais comum, ou por filtragem com argila natural, processo mais caro, mas que não deixa resíduos).

O C6 também causa problemas digestivos, mesmo em pequenas doses. Os óleos de TCM de baixa qualidade quase sempre contêm 1-2% de C6, que os tornam particularmente pesados em seu estômago. Por este motivo, o C6 NÃO é recomendado.

 

C8 (ácido caprílico)

O C8 é a parte boa. Ele é convertido em cetonas em minutos, sendo bastante potente para suprimir a fome e estimular o seu cérebro. O C8 processado também é insípido, inodoro e fácil de digerir, evitando assim as desvantagens que ocorrem com o C6. O Lótus de Coco é 60% composto de C8.

 

C10 (ácido cáprico)

O C10 é quase tão eficiente quanto o C8 em conversão, mas um pouco mais lento em sua conversão energética – o que o torna mais duradouro. Os dois carbonos extras significam que seu fígado leva mais tempo para transformar o C10 em cetonas, porém o estímulo mental e metabólico a partir deste dura mais tempo. Combinar ambos gera energia rápida e duradoura. O Lótus de Coco é 40% C10 em sua composição.

 

C12 (ácido láurico)

O C12, comumente chamado de ácido láurico, é diferente dos outros TCM. Comporta-se mais como um ácido graxo de cadeia longa – os carbonos extra na cauda do C12 exigem etapas metabólicas adicionais, significando que seu fígado é menos eficiente em absorver o C12 e quebrá-lo em cetonas [1,2,3,4,5]. Como resultado, o C12 não suprime o apetite nem aguça a cognição da forma com que os TCM de C8 e C10 fazem.

No entanto, a fraca produção de cetona não torna o ácido láurico inútil. Ele é o TCM mais forte quando se trata de combater vírus, fungos e bactérias, incluindo Staph e Candida [6,7,8,9,10]. O ácido láurico também é um precursor da monolaurina, outro composto que é muito eficiente para matar micróbios.

O óleo de coco tem aproximadamente 50% de ácido láurico. É uma fonte excelente de gordura e tem muitas outras propriedades incríveis – mas o óleo de coco não diminui seu apetite nem aguça sua função cognitiva tão bem quanto o C8/C10. É por isso que a receita do Bulletproof Coffee pede o Lótus de Coco– TCM de C8 e C10 – e não óleo de coco. Acredite: faz TODA a diferença. Ou não acredite: experimente e ateste.

 

 

Supressão do apetite

Conforme sua energia diminui, seu estômago e intestinos enviam um potente e pequeno hormônio chamado de grelina ao cérebro. Quando chega ao cérebro, a grelina começa a fazer um alvoroço, demandando mais combustível. A grelina também é chamada de “hormônio da fome” – ela é amplamente responsável pela sensação de fome. Seu estômago continua a enviar mais e mais grelina até que você se alimente.

Uma vez que você se alimentou, a grelina é reduzida e outro hormônio, a CCK (colecistoquinina), entra em ação. Se a grelina é o hormônio da fome, a CCK é o da saciedade: ele diz ao seu cérebro que você está satisfeito, e que pode parar de comer.

A CCK é potente – ao injetá-la em alguém, gera saciedade instantânea [11].

Os TCM se transformam em cetonas. As cetonas suprimem a grelina (fome) e intensificam a CCK (saciedade) [12,13,14,15].

O resultado é que você fica satisfeito e disposto por horas com uma pequena quantidade de TCM. Não é preciso comer a cada 2-3 horas, contanto que você obtenha a dose correta de cetonas. Discutiremos mais sobre isso posteriormente.

 


 

Perda de peso

Os TCM fazem mais do que suprimir o apetite. Eles também:

  • aumentam a sua taxa metabólica [16-20];
  • diminuem a quantidade de gordura que você armazena [21];
  • queimam a gordura que você já tem [16-20].

É por este motivo que o Bulletproof Coffee funciona tão bem. Quando você bebe uma xícara dele, não sente fome por horas, seus desejos por comida desaparecem, você entra no modo de queima de gordura e não permite novo armazenamento de gordura. Perder peso pode se tornar algo fácil!

 


 

Um cérebro mais afiado

E mais clareza mental! Os TCM são um combustível excelente para o cérebro por algumas razões.

A primeira delas é a velocidade. Os TCM se transformam em cetonas em minutos. Estas cetonas atravessam com facilidade a barreira hematoencefálica [22], provendo a seus neurônios um acesso rápido ao combustível. O cérebro fica aceso como uma árvore de natal. A confusão mental desaparece e dá lugar a pensamentos rápidos e cristalinos.

Não há muitos estudos sobre os TCM e a função cerebral em pessoas saudáveis – é algo que você deve experimentar e sentir por si mesmo – mas há estudos sobre os TCM nas pessoas com Alzheimer.

Um dos primeiros sintomas do Alzheimer e outras formas de demência é uma deterioração do metabolismo da glicose (glicogênese) no cérebro – o açúcar não consegue chegar onde precisa, e sem esta energia, as células cerebrais começam a morrer.

As cetonas (ou corpos cetônicos) funcionam em um sistema independente da glicose, e esse sistema quase sempre permanece intacto nas pessoas com demência. Isto significa que os TCM podem prover energia às células cerebrais que estão a morrer, mantendo os neurônios vivos face ao Alzheimer [23,24] e, às vezes, até mesmo revertendo seus sintomas [25].

Mesmo se você estiver bem de saúde, os TCM podem estimular o seu cérebro positivamente, prevenindo degeneração e mantendo-o saudável e vívido. Experimente. Você sentirá os efeitos.

 


 

Treine mais pesado

Os TCM são excelente combustível para os exercícios físicos. São o pré-treino perfeito.

Os açúcares e carboidratos simples consomem sua testosterona [26], algo contraproducente para quem quer construir músculos.

Os TCM não farão isso – eles são uma fonte rápida de energia limpa. Experimente uma colher de sopa de Lótus antes do treino – misturado no café, ou simplesmente pura.

Além disso, os TCM podem estimular a resistência:

  • As pessoas que suplementam com óleo de TCM se exercitaram por mais tempo e acumularam menos lactato no sangue durante o treino intervalado de alta intensidade (HIIT)[27];
  • Os camundongos que comeram uma dieta rica em TCM tiveram uma melhor resistência durante um teste de natação e produziram energia de maneira mais eficiente [28];

 

Cuidados com sua fonte de TCM

É claro que existem diferentes padrões de qualidade de TCM disponíveis no mercado, e acreditamos que o Lótus de Coco é a melhor opção do Brasil. Aqui alguns critérios que você deve observar:

  • Quase todas as empresas utilizam solventes ou alvejantes para purificar e desodorizar o óleo de TCM, o que pode deixar elementos químicos traços no produto final. Para o Lótus de Coco nós usamos argila.
  • O Lótus de Coco é triplamente destilado e testado em laboratório quanto à sua pureza. Nenhum C12 ou solvente – nenhum elemento traço. É 100% de TCM de C8 puro.
  • O Lótus de Coco não é o óleo de TCM emulsionado, suspenso em água a fim de ser mais facilmente dissolvido em líquidos. Estes são literalmente diluídos. Além disso, a emulsificação é cara, então você acaba pagando mais por um produto mais fraco.
  • Nosso Lótus de Coco é extraído a partir de óleo de coco sustentável, e não de óleo de palma (outro padrão de mercado), para proteger a população de orangotangos selvagens no Sudeste Ásia. A destruição de florestas tropicais e a matança de orangotangos não representam a filosofia da Puravida.

 

Como obter a dose correta

Pouca quantidade de TCM não irá diminui o apetite nem o colocará em intensa cetose com queima de gorduras para fazer a diferença. Em demasia, pode soltar seus intestinos, causando uma pequena (porém inofensiva) diarreia.

Comece com uma colher de sobremesa de Lótus de Coco e aumente o consumo gradativamente para acostumar seu corpo.

Continue aumentando a dose (dia após dia) até que pare de sentir fome. Observe seu corpo: ele sabe do que precisa.

 

Lista de referências:

  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3002109/
  2. http://jn.nutrition.org/content/127/6/1061.full
  3. http://www.jbc.org/content/271/5/2615.long
  4. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3202979/
  5. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10022140
  6. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24284257
  7. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2672.1973.tb04150.x/abstract
  8. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1472-765X.2005.01709.x/abstract
  9. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC90807/
  10. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC444260/
  11. http://ajcn.nutrition.org/content/87/5/1238.long
  12. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2231256/
  13. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25402637
  14. http://www.nature.com/ejcn/journal/v67/n7/full/ejcn201390a.html
  15. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18469245?dopt=Abstract&holding=npg
  16. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8654328
  17. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18296368
  18. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12975635
  19. http://jn.nutrition.org/content/132/3/329.long
  20. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7072620
  21. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27188898
  22. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26766547
  23. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26766547
  24. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24413538
  25. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4300286/
  26. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22804876
  27. https://www.jstage.jst.go.jp/article/jnsv/55/2/55_2_120/_article
  28. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7876928

72 replies on “O Melhor Óleo da Natureza?

  • Rosane Rangel de Almeida

    Que incrível! Muito bom entender essa diferença entre os MCTS. Melhor ainda é saber que podemos ter acesso a um produto eficiente e de qualidade como o Lotus de Coco da Puravida. Parabéns e obrigada pelos esclarecimentos.

    Responder
  • Andréia

    Olá Flávio,
    Tem alguma contra indicação para usar o lotus de coco?
    Faço alimentação saudável e low carb,porém tenho resistência à insulina, o que dificulta meu emagrecimento, gostaria de experimentar o Lotus.
    Grata

    Responder
    • Regina Célia Pinheiro.

      Olá Flávio, gosto muito de assistir seus programas, aprendo muito com eles e procuro seguir suas dicas sempre que possível. Realmente, uma alimentação saudável faz toda diferença na vida da gente. Eu gostaria de saber qual seria o melhor horário e maneira de ingeris o lótus de coco? Existe alguma contra-indicação? Obrigada pela sua atenção. Um abraço. Regina de Curitiba-Pr.

      Responder
    • daniela

      Eu compro a banha de porco artesanal no site Comida de verdade.com.br. Lembra uma pouco o toucinho, mas é mais delicado e não tem conservantes nem cheiro de conservantes que não gosto. É outro tipo de gordura que seca a gordural visceral. Também utilizo os produtos do coco e pretendo comprar produtos deste site que acabei de conhecer.

      Responder
  • Luana

    Olá, gostaria de saber se posso usar um pouco de stevia ou xilitol até conseguir beber puro, e se essa bebida também trás benefícios para crianças.
    Obrigada!

    Responder
  • Rosely Ladeia Andrade

    Olá, gostei muito desta matéria,
    Já estava fazendo meu pre- treino
    Com café expresso óleo de côco e nut
    Proteína puravida , minha nutri
    Indicou, porém não estava usando
    Manteiga ghee junto, vou experimentar
    Amanhã mesmo hahahahaha, amei a
    Dica, vou pedir este lotus de coco e café
    Puravida também. Obrigada

    Responder
  • Selma Corrêa Fontes

    Eu comprei seu lótus de coco e a manteiga Ghee, fiz o bulletproof, e, para minha surpresa, deu pra tomar numa boa. Realmente a fome demora algumas horas pra voltar, porém, me senti um pouco enjoada, bem pouco mesmo. Fiquei com medo de dar ânsia, ou dor de cabeça, mais deu tudo certo.

    Responder
  • Renata Lomba

    Querido Flávio, me diz uma coisa, nos dias q eu não puder beber, meu corpo não sentirá falta? Será que o corpo não acaba se viciando nessa energia que também é gerada pela cafeína?
    Muito obrigada,
    abraços.

    Responder
  • luisa helena

    Olá, incrível…..adorei poder entender mais do assunto.
    E realmente consumir mais gorduras boas tira muita fome, porem não tenho mais a vesícula e isto provoca algumas reações, como – fico enjoada e até chego colocar fora tudo que está no estomago e tenho diarreia….rsrs…..
    Minha duvida é – A pureza do lótus de coco melhora estes sintomas?

    Responder
  • Rozangela

    Boa noite Flávio, gostei muito de saber sobre tudo que você falou, isso foi uma aula ! Fiquei mais feliz, vê em você , um amor imenso com que você ensina e passa seus conhecimentos. Parabéns!

    Responder
  • Cristiane Caldeira

    Olá Flávio, boa noite!
    Esse, como todos os outros artigos que li em seu site e o próprio curso, estão fantásticos! Bastante claros e de conteúdo riquíssimo! Agradeço muito por todo conhecimento compartilhado! Ainda não faço uso do bulletproof (estou aguardando chegarem os produtos), mas desde a “semana extraordinária” tenho substituído os pães que comia pela manhã por abacate, coco, iogurte natural integral, ovo, por vezes alguns, por vezes todos os itens juntos, temperados ou in natura (exceto o ovo que sempre tomo separado (costumo consumir cru batido com azeite e sal, há algum problema nisso?). Com essa mudança em minha dieta percebi uma saciedade muito maior. Mas isso me deixa um pouco preocupada. Meu problema é o oposto da maioria. Tenho metabolismo acelerado e emagreço com muita facilidade (tenho 1,63m e vario entre 45 e 47kg – nunca alcancei 50 kg). Pretendo tomar o bulletproof coffee com o intuito de melhorar minha concentração e memória, pois ambas são bastante deficientes. Posso apenas acrescenta-lo aos alimentos que já consumo para não correr o risco de perder peso, ou não preciso me preocupar caso sinta minha fome saciada apenas com o café?
    Muito Obrigada!

    Responder
    • Bernadete

      Maravilhoso, nós só aprendemos. Nunca é tarde para aprendermos a melhorar a nossa saúde já pensando em velhice saudável , aos poucos estou tirando os derivados das farinhas refinadas , açúcar refinado. Faço meu próprio iogurte e a ricota. Obrigado pelas suas recomendações , sou sua fã , beijos da Bê

      Responder
  • Eliete Gregio Arantes

    Querido Flávio, mais uma vez com informações preciosas. Uma dúvida:

    Não gosto de café, haveria alguma substituição?

    Um grande abraço fraternal.

    Responder
  • Andrea Alves

    Olá Flavio ,
    Eu já uso o Lotus de Coco da Pura Vida há alguns meses, de manhã no Bulletproof . Realmente não sinto fome durante a manhã toda.
    Porém no final do dia tenho muita ansiedade e acabo comendo mais do que deveria. Posso tomar um pouco de Lotus as 17:00 para ajudar a diminuir a minha fome nesse horários, sem que isso me engorde.
    Beijo e obrigada

    Responder
  • Patrícia Teixeira Oliveira Piornedo

    Oi Flávio. Tudo bem?
    Adoro o Bulletproof. Mas fico com algumas dúvidas… consumí-lo em jejum, na verdade uns 20/30 minutos após a água com limão e sal rosa, conforme vc ensinou. E ir treinar musculação pesada, pode ficar sem comer nada? Nem ovos por exemplo?
    E nos dias que treino a tarde, posso tomá-lo como pré treino? Ele pode ser tomado em qualquer horário? Ou só pela manhã?
    Adoro comer chocolate 100%. Posso consumir o Bulletproof e o chocolate?
    Muito obrigada por sempre nos ensinar coisas tão boas… sou muito grata a vc. Que Deus te abençõe sempre. Muita luz ??
    ????

    Responder
  • Angelita

    Olá
    Flávio
    Maravilhoso o artigo
    Parabéns Pelo trabalho e muito obrigada por todas as informações
    Minha dúvida também é: Não gosto de café posso substituir por algo?
    e também perco peso fácil
    Obrigada

    Responder
  • Ana Luzia

    Flávio, parabéns por mais um excelente artigo. Sua escrita é de fácil compreensão o que facilita o entendimento. Uma certificação, o lótus de coco pode ser aquecido e usado para o preparo de alimentos ou nesse caso o ideal é cozinhar com o óleo de coco? Aquecido o lótus perde as propriedades?

    E sobre o óleo de palmiste, o que nos diz?

    Gratidão sempre por tanto ensinamento.
    Grande abraço.

    Responder
  • Eliana Duas

    Oi Flávio, desde a semana extraordinária meus hábitos alimentares mudaram, me sinto melhor, tenho menos fome e esse café me cai muito bem, grata por fazer parte da minha vida.

    Responder
  • Maria Eduarda Oliosi

    Flávio Passos, gratidão por todos estes ensinamentos que mudaram minha vida desde que assisti a semana da Alimentação Extraordinária. Não como nada de origem animal há anos. Porém consumia muito carbo. Depois de te assistir, a primeira coisa que fiz foi comprar um lotus de coco e substituir meu café da manhã que era mingau de aveia(muito carbo) por café organico com lotus de coco. Observei melhora no meu desempenho. Desde então diminui muito o consumo de carbo, e quando consumo, confesso que me sinto mal. Shakes com abacate e sucos verdes com pouca fruta de alto ig são meus queridos da vez. Mais uma vez, gratidão.

    Responder
  • denisia de freitas barbosa

    Boa noite Flávio,
    O Lotus de Côco, ajuda no deficit de atenção,
    o temível TDAH. Minha filha está sendo diag
    nósticada com isso. Me ajude,
    Grata,
    Denisia

    Responder
  • Tereza de jesus franco

    Olá Flávio! É realmente prazeiroso ler suas informações a respeito de saúde e boa alimentação. Assim como ter suas receitas e orientações. Muito obrigada! Eu o admiro e gosto especialmente de seu carisma. Estou feliz por ver como nos ajuda com sinceridade nos apresentando o melhor. Sigo-o e desde o primeiro dia que vi seu programa e suas matérias, me identifiquei muito com você pois gosto do que é bom e sendo pra saúde, gosto mais ainda. Um forte abraço e muitíssimo obrigada por tudo! Parabéns pelo ótimo trabalho e boa sorte! E não nos deixe pois vc é o que temos de melhor! ? Este óleo inclusive, é até bonito de se ver! Eu amo tudo que vem do coco. Uso tudo há anos! Açúcar, óleo para cocção etc. no Brasil este não é fácil de encontrar fico feliz por saber que agora poderei incluir mas este produto em minha lista. Obrigada de verdade! ?

    Responder
  • Wal

    Bom dia Flavio sou sua fã amo seu programa no canal sony minha dúvida é em relação a falta da vesícula pois sinto muito enjoo com oleo de coco, e tambem realizarei futuramente a cirurgia bariatrica posso consumir o lotus de coco e a manteiga juntos mesmo sem vesícula e com cirurgia bariatrica? aguardo resposta obrigada e parabéns vc é demais.

    Responder
  • Barbara

    Olá Flávio! Adorei ler a sua matéria! Adoro me aprofundar nesse tipo de assunto… Ficou uma dúvida para mim… As castanhas também seriam fontes de MCTs?
    Abraços!

    Responder
  • Miriam

    Não posso tomar café e nenhum derivado de leite.
    Tenho compulsão alimentar e fibromialgia grave (não consigo fazer nem caminhadas).
    Qual o horário ideal para tomar o Lótus e qual a quantidade máxima diária ideal?
    Muito obrigada!

    Responder
  • Liria

    Flávio,

    Boa noite!

    Muito obrigada por compartilhar conosco informações tão preciosas.

    Tenho um sobrinho diagnosticado com TDAH, o lótus ajudaria de alguma forma?

    Abraços

    Responder
  • Siglia

    Tenho baixa resistência a cafeína, levo horas para processar, pode substituir por outro produto e qual seria?
    O lotus e manteiga já comprei , aguardando chegar.

    Responder
  • Claudia Diniz

    Olá Flávio,
    Gostaria de saber sobre o consumo do Lotus e gordura no fígado, alguns estudos indicam alguns inconvenientes sobre a gordura de coco. tambem se pode ser usado aquecido, e se o café pode ser substituido por outra bebida, pois não aprecio o café. Obrigada.

    Responder
  • Túlio Benatti

    O grande problema atualmente é o Marketing desenfreado que no fundo busca beneficiar o bolso do informante. As pessoas estão ávidas por “salvação” . Por isso acreditam em tudo que se fala, mas milagres não existem. Hoje em dia, Chef de cozinha pensa que é Nutricionista. Nutricionista acha que é Médico Nutrólogo. Médico Nutrólogo tem certeza que é Deus. Todos querem se posicionar como donos da verdade.
    Não existe “O melhor óleo da Natureza”. Todos os tipos de gorduras são bons igualmente. O que proporciona saúde é a diversificação de nutrientes de forma equilibrada e controlada , não compulsiva e não influenciada.

    Responder
    • Carminda

      Concordo com tudo que vc disse, hoje fica difícil acreditar que exista um óleo tão bom como esse sem ficar desconfiada que pode ter muito marketing incluído , muito dinheiro rolando no meio disso tudo. Fico muito desconfiada.

      Responder
      • Patricia guimaraes

        Leia mais.
        Conhece o pubmed?
        Alias, esses numerinhos ao longo do texto são referências para os antigos científicos publicados no site que centraliza sérias no mundo todo.
        É a melhor maneira de você se capacitar a decidir sozinha se informação é real e de confiança.
        Eu confio 100%.

        Responder
  • ELISANGELA ARANTES VIANA

    OLÁ FLÁVIO…
    PASSEI A TE SEGUIR PELOS SEUS ARTIGOS QUE SÃO ÓTIMOS E TODOS OS CONCEITOS SÃO COMPROVADOS …
    O MAIS INTERESSANTE É QUE OUÇO MUITO DR LAIR RIBEIRO E SEUS CONCEITOS CASAM UM COM OUTRO OU SEJA NÃO TENHO NENHUMA DÚVIDAS QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO…
    PARABÉNS PELO SEU TRABALHO MARAVILHOSO E QUE ESTA CHEGANDO CADA VEZ MAIS A POPULAÇÃO, QUE PASSOU MUITOS ANOS ENGANADA A RESPEITO DA GORDURA…

    Responder
  • MARIANA CHEADE

    Querido Flávio, obrigada pelo excelente artigo. Apenas fiquei curiosa de saber quais são as fontes naturais dos MCT e de como posso consumi-los através dos alimentos comuns do nosso dia a dia. Você poderia me dizer? Desde já agradeço. Um grande abraço.

    Responder
  • Luciana

    Olá Flávio!
    Tudo bem?
    Minha dúvida é:
    Seria ótimo também ingerir uma colher de sopa, em jejum, pela manhã, do Lotus de coco puro?
    E essa única colher em jejum já basta, ou seria melhor eu ingerir outras ao longo do dia?
    Meu desejo é queimar a gordura existente no organismo, e aumentar o metabolismo com o objetivo de emagrecer. Por enquanto, não faço atividade física.

    Responder
  • Ismar Pereira Filho

    Sr. Flávio,

    Percebi que o senhor emulsiona café quente no copo do liquidificador. A alta temperatura do café não solta nenhuma substância tóxica do material plástico? Ou existe um copo de material especial que o senhor utiliza?

    Obrigado,
    Ismar

    Responder
  • Carmen Lucia Alves

    Gostei muito do curso detox, me interessei bastante de praticar o jejum gostaria de saber como devo fazer para comer menos, não sentir fome, e perder peso preciso perder peso urgente, obrigada Carmen. adorei as receitas.

    Responder
  • Leonardo

    Olá, Flávio. Muito bacana o artigo. Já li em alguns lugares sobre o bulletproof e agora aqui no seu site e sempre indicam como pré-treino. Porém fiquei com uma dúvida. Eu costumo malhar pela manhã, então deveria tomar o bulletproof em jejum? Serviria como substituição ao café da manhã ou não? Abraços.

    Responder
    • Maria Lúcia de Almeida Silva

      Olá Flávio estou conhecendo agora toda essa nova forma de alimentação, preciso realmente urgentemente perder peso com saúde, tenho dificuldades para isso, principalmente a gordura abdominal q me incomoda demais, porisso peço ajuda..obrigada

      Responder
  • ana paula

    Olá! quais os melhores horários para consumir o bulletproof, no caso de eu não querer tomá-lo pela manhã? Após o almoço? Ao fim da tarde, antes da academia? Devo tomá-lo todo dia ou apenas nos dias de treino? Obrigada.

    Responder
  • Alexsandra

    Não posso tomar café, pois me dá enxaqueca. Gostaria de saber como posso utilizar o óleo de coco com as mesmas propriedades do café bulletproof? Obrigada

    Responder
  • cristina s garcia de lucca

    boa tarde , sou nova nesta area mas estou muito interessada em mudar muito habitos, estou com uma duvida o lotus de coco pode ser usado para cozinhar? quando aquecido altera-se as propriedades, se não qual oleo vc usa ou indica para a cozinha diaria?

    Responder
  • kátia elias

    Boa tarde!! Estou muito interessada em melhorar ainda mais meus hábitos alimentares. Me exercito durante 2 horas 3 vezes na semana, e tomo um suplemento a base de cafeína contendo 300 mg de cafeína 1 vez ao dia, então gostaria de saber se posso beber o café bulletproof também.
    Desde já agradeço!
    Abraços
    Kátia

    Responder
  • Gabriela

    Olá!
    Adorei o artigo! Eu tenho uma dúvida: Eu tomo como pré treino um Shake de leite de castanhas com banana , frutas vermelhas e aveia. Gostaria de saber se posso substituí-lo pelo café bulletproof? O ideal é consumir apenas uma dose por dia? Ou eu poderia consumir apenas á tarde?
    Desde já agradeço aos esclarecimentos.

    Responder
  • Maria Luiza Brito

    Olá. Gostaria de saber se o lotus só pode ser tomado puro e quanto tempo devo tomar a penas a colher de sobremesa. E mais uma coisa , gostaria de saber como me alimentar durante o dia com essa nova alimentação espetacular. Não consigo parar de pensar em mudar meus hábitos mais não sei por onde começar.

    Responder
  • Raquel

    Boa tarde Flávio. Parabéns pelo sua presteza e informações.
    Gostaria de saber qual o melhor horário para tomar lotus de coco. De manhã já tomo limao com água em jejum, pode ser logo depois uma colher de sopa do Lotus? Fico muito perdida nas doses e horarios faço natação regularmente.
    Posso dar uma colher de café pro meu filho fe 8anos? Me ajuda a usar pra melhorar minha bida. Muito muito obrigada

    Responder
  • izabel cristina serpa de lima

    Olá,Flavio,estou amando tudo que leio sobre seus conhecimentos.Por exemplo tenho problema intestinal solto,como devo consumir o óleo de coco de lótos ou outras fontes de gorduras,pois consumia muito carboidratos,agora estou me esfiforlando pra recomeçar meu hábito alimentar.Muito obrigada,e parabéns pela força de vontade e determinação,felicidades querido!

    Responder
  • joao paulo

    BOA NOITE!

    1a vez acessando esse site e ja notei o seguinte:
    Por qual motivo o FLÁVIO não responde nenhuma pergunta nos comentários?????????????????????

    Responder

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *